Pela primeira vez, 14 Produtores de Viticultura Regenerativa reúnem-se em Lisboa para:

  • falar sobre o tema, premente, mas bastante desconhecido
  • apresentar a 2.ª edição do Regenerative Wine Fest (RWF)
  • dar a provar os seus vinhos (um por cada produtor)

DATA: Segunda-feira, dia 07 de abril, das 15h00 às 16h30

LOCAL: Sala Ogival da ViniPortugal, no Terreiro do Paço, em Lisboa

A prática da viticultura regenerativa em Portugal é muito recente. Um tema muito premente, mas bastante desconhecido: mesmo no seio do sector, mas também nos media e na comunidade enófila. Para o colmatar, é importante apostar na literacia, através da promoção de sessões de esclarecimento e de eventos com uma componente prática e informal. Só com conhecimento podemos, todos, contribuir e ajudar para um ecossistema em equilíbrio.

Edição – RWF 2024

Foi com este objetivo que Luís Serrano Mira e Renato Neves – proprietário e diretor de viticultura e enólogo da Herdade das Servas, respetivamente – idealizaram e promoveram, em setembro de 2024, a 1.ª edição do Regenerative Wine Fest (RWF). Teve como palco a Herdade das Servas, em Estremoz, local onde regressa para uma 2.ª edição, a 31 de maio de 2025 (sábado), onde este ano a tónica da agricultura regenerativa vai refletir-se também na oferta gastronómica, disponível ao longo do dia.

De 8 produtores fundadores, passamos a 14 nesta 2.ª edição, que, para além da presença no RWF 2025, decidiram reunir-se, em Lisboa, para falarem sobre o tema, de forma clara e objetiva, apresentarem o programa do evento de maio, contando também com a expertise de Edgardo Pacheco, jornalista e curador do evento, e de Georgete Félix, Investigadora do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), num momento de literacia, finalizado com uma prova “livre” de 14 vinhos.

Regenerative Wine Fest 2025 – 14 Produtores Presentes

Fundadores: Herdade das Servas – Serrano Mira (Alentejo), Adega Mayor (Alentejo), Família Nicolau Wines (Lisboa), Paulo Coutinho (Douro), Quinta da Covela – Lima & Smith (Vinhos Verdes), Reynolds Wine Growers (Alentejo), Tapada de Coelheiros (Alentejo) e Vale dos Ares (Vinhos Verdes).

Novos: Herdade dos Grous (Alentejo), Folias de Baco (Douro), Monte da Raposinha (Alentejo), ODE Winery (Tejo), Pupa Vinhos (Alentejo) e Quinta da Costa do Pinhão (Douro).

O Regenerative Wine Fest serve para promover a literacia sobre as práticas agrícolas neste contexto, falar-se sobre a forma como estas podem originar vinhos únicos e, simultaneamente, ajudar a salvar os ecossistemas onde coexistimos com os outros seres vivos. O RWF é uma “semente” no calendário enófilo, mas também de eventos de boas práticas agrícolas, reforçando o papel de produtores que apostam na excelência e nas inovações que estão a transformar a viticultura contemporânea, com vista a uma produção vitivinícola sustentável de A a Z.

→ www.regenerativewinefest.pt 

 

Artigo relacionado:

Regenerative Wine Fest 2.ª edição (31 de maio de 2025)

 

SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)