A ADP Fertilizantes, empresa do Gupo Fertiberia, uma referência europeia no setor da nutrição vegetal de elevado valor acrescentado, dá mais um passo na sua aposta na biotecnologia, com o lançamento de NSAFE®, uma tecnologia pioneira a nível mundial, que permitirá que grande parte da oferta de fertilizantes da empresa aumente a sua capacidade de proteção da biodiversidade do solo, melhorando em simultâneo o rendimento das culturas.
Trata-se do primeiro desenvolvimento biotecnológico do mercado com um efeito inibidor da nitrificação. Esta tecnologia permite que os fertilizantes enriqueçam o solo, graças à sua natureza microbiana, oferecendo assim uma alternativa mais eficiente e ecológica, comparativamente aos inibidores de síntese química tradicionais, não só melhora a produtividade das culturas, como também preserva a qualidade e a biodiversidade do solo a longo prazo.
A tecnologia NSAFE®, é o fruto de mais de seis anos de investigação, e é mais eficiente do que os restantes inibidores químicos, uma vez que, ao contrário destes, não atua sobre o azoto amoniacal (NH4+), como os inibidores de síntese química, mas sim diretamente sobre o azoto nítrico (NO3-), permitindo uma assimilação e disponibilidade dos nutrientes mais eficientes.
Desta forma, os microrganismos são capazes de o assimilar na sua estrutura orgânica sob a forma de proteína e de o libertar como azoto orgânico, após o seu ciclo de vida. Esta abordagem inovadora proporciona uma melhor utilização do azoto no solo, contribuindo para uma maior eficiência na fertilização e, consequentemente para o aumento dos rendimentos das culturas.
O azoto é um elemento essencial para o crescimento das plantas, mas, muitas vezes, uma parte perde-se no solo ou na atmosfera devido aos processos de lixiviação e volatilização, o que representa um desafio significativo para os agricultores.
Ao atuar como um inibidor da nitrificação, a tecnologia NSAFE® consegue prolongar a atividade do azoto no solo, permitindo que as plantas o assimilem de forma mais eficiente e fá-lo com uma particularidade: respeitando a vida microbiana e sem afetar os microrganismos presentes no solo, que desempenham um papel fundamental na saúde e fertilidade do mesmo. O impacto positivo desta inovação não se limita apenas à eficiência na absorção do azoto pelas plantas, mas também ao efeito benéfico sobre a biodiversidade do solo.
O lançamento da tecnologia NSAFE® marca um novo capítulo na trajetória do Grupo Fertiberia, que continua a investir no desenvolvimento de soluções agrícolas inovadoras, com foco crescente na sustentabilidade e na eficiência.
A empresa procura, assim, não só responder às necessidades imediatas dos agricultores, mas também antecipar os desafios futuros, contribuindo para uma agricultura mais eficiente, produtiva e ambientalmente responsável. A tecnologia NSAFE® já está disponível em alguns dos novos produtos da linha NERGETIC COMPLETE, DZ+ (26-0-0), NC9 (20-8-10) e NC11 (24-7-7). Ao longo dos próximos anos, será incorporada progressivamente nos restantes produtos da empresa.
A implementação gradual da tecnologia NSAFE® reflete a estratégia da Fertiberia de consolidar o seu compromisso com a sustentabilidade, e é sem dúvida, um passo significativo para o futuro da agricultura, alinhando-se com as exigências de um mercado cada vez mais atento às questões ambientais.
Mais informações contacte: https://www.fertiberiatech.com