No 25º episódio d’ A Palavra aos Frescos apresentamos a Organização de Produtores KIWIGREENSUN.

A KiwiGreenSun nasceu em 2004 como um entreposto frigorífico e, em 2016, tornou-se uma Organização de Produtores. Com um crescimento sólido, reúne hoje 60 produtores e gere 600 hectares de produção. Na última campanha, foram 14 mil toneladas de kiwi verde comercializadas, resultando num volume de faturação de 23 milhões de euros. Atualmente, a organização foca-se exclusivamente no kiwi verde, destacando-se a variedade Boerica, que ocupa 60 a 70% da área plantada e é altamente valorizada pelo mercado.

A inovação e a sustentabilidade são prioridades. A KiwiGreenSun implementou um sistema de monitorização da rega, otimizando o uso da água com sensores e sondas. Além disso, investiu numa calibradora de última tecnologia, financiada pelo Programa Operacional (PO), que permite uma seleção e separação do fruto mais precisa e eficiente, aumentando a qualidade e reduzindo custos. Também conta com um armazém automático para otimizar a gestão da produção.

75 a 80% da produção é exportada, com destaque para Espanha, Canadá, Brasil, Marrocos e França. O mercado ibérico, altamente exigente, valoriza a qualidade do kiwi português, beneficiando a KiwiGreensun na sua estratégia de crescimento.

A Palavra aos Frescos é financiada pelo PDR 2020, no âmbito do projeto da Rede Rural Nacional (Observação da agricultura e dos territórios rurais), intitulado F&H_ORG – Promover e Organizar o Setor Hortofrutícola.


Conteúdo relacionado:
 

SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)