As PME Europeias desenvolvem as suas competências de internacionalização graças ao apoio do projeto internacional F2F Health Matters, foram 3 anos de atividades com ações e partilha de conhecimento.

Desde setembro de 2021, o projeto F2F Health Matters teve como alvo as PME europeias especializadas em alimentos saudáveis, bio-soluções sustentáveis e ingredientes e soluções tecno-funcionais de base biológica que desejam internacionalizar os seus conhecimentos e produtos em novos mercados externos.

O F2F Health Matters atuou assim como um acelerador da internacionalização, fornecendo um pacote completo de serviços para promover a colaboração internacional e o desenvolvimento comercial das PME.

Durante três anos, os cinco clusters do consórcio do projeto, onde se incluía a Inovcluster, colaboraram estreitamente para atingir esse objetivo principal. Por conseguinte, previram também apoio financeiro para as PME desenvolverem as suas competências nos mercados alvo visados pelo consórcio do projeto: Canadá, Japão e Emirados Árabes Unidos (EAU).

Além disso, o projeto organizou várias atividades em paralelo (visando também o Vietname e a Coreia do Sul), complementando o objetivo de apoiar o desenvolvimento empresarial internacional das PME Europeias e de maximizar a cooperação inter-regional e potenciar as colaborações com as partes interessadas regionais relevantes. As iniciativas desenvolvidas ao longo destes três anos incluíram a organização de webinars abertos, sessões de formação e coaching, ou a criação de um repositório de business Intelligence.

Apoio à internacionalização das PME

Ao longo do projeto, o consórcio prestou três tipos de apoio à internacionalização das PME. Em primeiro lugar, o Apoio à Liderança Comercial abrangeu os serviços de consultoria de prospeção comercial no mercado canadiano, japonês ou dos EAU. As PME puderam obter apoio personalizado de prestadores de serviços externos com excelente conhecimento do mercado, financiado pelo consórcio num montante máximo de 3 000 EUR.

Em segundo lugar, as PME puderam também candidatar-se ao Travel Aid para apoiar a sua participação numa missão de internacionalização coletiva ao Canadá, ao Japão ou aos EAU, sendo-lhe reembolsado os seus custos de deslocação até 2 000 EUR. Com estas missões puderam conhecer potenciais parceiros comerciais, o que conduziu a novos acordos comerciais e a colaborações promissoras.

No total, foram selecionadas 48 PME para o apoio financeiro (apoio comercial principal ou ajuda de custos de deslocação), 16 PME para o mercado Canadiano, 17 PME para o Japão e 15 PME para os Emirados Árabes Unidos. Durante os convites individuais, os candidatos manifestaram o maior interesse na ajuda para viagens – para a participação física nas missões comerciais internacionais e, como resultado, foram organizadas 3 missões bem-sucedidas no total – para o Canadá em novembro de 2022, para o Japão em junho de 2023 e para os Emirados Árabes Unidos em fevereiro de 2024. A experiência e o feedback das PME que participam em missões individuais sob a forma de pequenos vídeos estão disponíveis no canal do Youtube do projeto – podem ajudar e incentivar outras empresas a iniciar a sua própria viagem de internacionalização.

Em complemento ao apoio financeiro, as PME puderam participar no Programa Elite, que consistia em formação e acompanhamento personalizados sobre tópicos técnicos, de inovação e orientados para o mercado e proporcionava o acesso a uma comunidade online para adquirir competências em vários tópicos internacionais. Este programa destinava-se aos mesmos países – Canadá, Japão e Emirados Árabes Unidos – e contou com a participação de 57 PME no total.

Como foi mencionado acima, o consórcio F2F Health Matters organizou também vários eventos online que complementam o objetivo de apoiar o desenvolvimento de negócios internacionais das PME europeias, por exemplo, 3 eventos online centrados no aumento da autoconfiança das PME na expansão das suas atividades a nível internacional, através da partilha de uma visão geral das ferramentas de apoio disponíveis, ou a série de eventos de matchmaking/networking dirigidos a 5 países – Canadá, Japão, Emirados Árabes Unidos, Vietname e Coreia do Sul (cada país foi visado duas vezes, através de webinars organizados tematicamente).

Continuidade da cooperação entre os membros do consórcio

A manutenção da cooperação entre os clusters do F2F Health Matters após a conclusão bem-sucedida do projeto é essencial para manter a dinâmica e maximizar os benefícios da colaboração. Para assegurar eficazmente a continuação dos esforços do F2F Health Matters, foi necessário:

Desenvolver objetivos a longo prazo e áreas de interesse comum, onde os esforços conjuntos podem trazer benefícios para os agrupamentos e os seus membros;

Partilhar as melhores práticas, as lições aprendidas, as histórias de sucesso e os resultados das atividades do projeto;

Manter canais de comunicação eficientes;

Promover a criação de redes entre clusters;

Identificar novas oportunidades para que os clusters e os seus membros promovam inovações.

Como obter informações para a sua viagem de internacionalização?

O projeto F2F Health Matters chegou ao fim, mas o Website do projeto e as suas redes sociais continuam disponíveis, contendo as informações relacionadas com os mercados alvo do projeto. Além disso, estudos de mercado inspiradores, documentos de inteligência empresarial e histórias de sucesso das PME apoiadas pelo projeto F2F Health Matters podem ser encontrados na secção Mercados do menu principal do website do projeto.

Mais informações sobre eventos planeados e outras atividades do projeto podem ser encontradas no website na secção NOTÍCIAS.

O projeto europeu F2F Health Matters foi um acelerador de internacionalização para PME agroalimentares inovadoras, conduzido por uma parceria de cinco clusters europeus: Wagralim (Bélgica), Clusaga (Espanha), Bioeconomy Cluster (Eslováquia), InovCluster (Portugal) e Valorial (França). Foi financiado pelo Programa Europeu para a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas (COSME) no âmbito das Parcerias Estratégicas Europeias de Clusters – Going International (ESCP-4i).