A primeira reunião do grupo consultivo do projeto PolinizAÇÃO decorreu no passado dia 19 de setembro, na sede do Laboratório Associado TERRA, no Instituto Superior de Agronomia, reunindo representantes de vários ministérios e entidades ligadas à conservação da natureza e biodiversidade, como o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Este encontro marcou um passo importante no processo de co-construção de um Plano de Ação para a Conservação e Sustentabilidade dos Polinizadores em Portugal.

Coordenado pelo Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet da Universidade de Coimbra – Unidade de Investigação do Laboratório Associado TERRA -, e financiado pelo Fundo Ambiental, Ministério do Ambiente e Energia, em articulação com o ICNF, o projeto PolinizAÇÃO tem como principal objetivo a criação de um Plano de Ação que defina medidas concretas para a sustentabilidade e conservação dos insetos polinizadores em Portugal.Durante a reunião, o grupo consultivo, que integra representantes dos Ministérios do Ambiente e Energia, da Agricultura e Pescas, e da Coesão Territorial, bem como instituições de desenvolvimento regional e a coesão territorial, entidades científicas, associações de produtores e organizações não governamentais (ONGs), discutiu a estrutura e o conteúdo do Plano de Ação. Para Sílvia Castro, coordenadora do projeto PolinizAÇÃO, “trazer todos os intervenientes do território é crucial para o desenvolvimento de um plano de ação eficaz e com perspetivas de implementação”.

Esta primeira sessão focou-se em contextualizar a importância dos polinizadores e recolher contributos das partes interessadas para a definição de prioridades e estratégias de implementação. O diálogo entre as diferentes entidades nesta primeira reunião reforçou a importância da cooperação interministerial e multissetorial para garantir a conservação dos polinizadores em território português.

Nos próximos meses, o grupo consultivo continuará a trabalhar na validação das ações propostas, com o objetivo de fortalecer a rede de apoio necessária para a implementação eficaz do Plano de Ação para os Polinizadores.

Para além do Plano de Ação, o projeto destaca-se pelo forte envolvimento dos cidadãos com duas iniciativas de ciência cidadã: uma integrada na plataforma BioDiversity4All (iNaturalist outra através da aplicação FITCount. Graças a estas iniciativas, o PolinizAÇÃO estabeleceu uma parceria com o projeto europeu More4Nature, que promove iniciativas de ciência cidadã como vias inovadoras para a co-produção de dados e conhecimentos, capacitando os cidadãos para uma gestão sustentável dos recursos naturais.

Lab Terra (Laboratório Associado TERRA)

→ Mais informação sobre o projeto PolinizAÇÃO aqui