De forma a garantir a frescura e conservação do produto final

A Cultivos Araba, empresa pertencente à Cultivos Hispalus (Almería), uma das líderes espanholas na produção de tomate, está a realizar um grande projeto em Valdegobía (Araba) com a construção de uma grande estufa com uma área refrigerada anexa. É essencial neste projeto garantir a frescura e conservação do produto final, razão pela qual foi tomada a decisão de construir um sistema de refrigeração de última geração com Opteon™ XL20 (R-454C).

Eficiência e conformidade com os regulamentos e normas de proteção ambiental unem-se no projeto Araba Crops

Da mesma forma, foi tido em conta o Regulamento Europeu 517/2014 F-Gas, que entrou em vigor para reduzir a utilização de gases com elevado efeito de estufa que geram emissões que contribuem para o efeito de estufa e requer sistemas que utilizem gases com baixo GWP.

Os gases refrigerantes estão entre as muitas áreas de aplicação que a indústria de energia considera ao avaliar o impacto ambiental e os custos/benefícios. A tendência atual é garantir que os gases incorporados no projeto do sistema atendam às normas de longo prazo e aos regulamentos de proteção ambiental.

O cliente solicitou à Frío Araba, parte do Grupo Freire refrigeração, que fornecesse refrigeração a uma câmara de armazenamento e a uma área de manuseio refrigerado usando um refrigerante moderno, eficiente e confiável. A solução acabou por ser uma instalação usando 150 Kg de Opteon™ XL20 (R-454C) em três sistemas separados. Este sistema faz parte de um grande projeto da Araba Cultivos em Valdegobía para cultivar tomates, prepará-los e colocá-los mercado.

É um exemplo de aplicação prática através da utilização de grandes tamanhos de carga de refrigerantes A2L (como o R-454C) em grandes instalações de armazenamento em frio industrial, mantendo a conformidade com a normativa de Segurança espanhola e o PED.

Seguindo as Normas de Segurança para Instalações de Refrigeração em vigor em Espanha, dado que o projeto se refere a uma instalação para uso industrial, categoria de acesso C, classe de localização 2 e ocupação inferior a 1 pessoa por 10 m²; a instalação não tem restrições de limite de carga para o refrigerante Opteon™ XL20. As únicas considerações a ter em conta são as relacionadas com a utilização de componentes adaptados para refrigerantes A2L e, claro, o cumprimento das instruções de segurança em câmaras frigoríficas para esses produtos.

A instalação consiste no arrefecimento de uma câmara de armazenamento e de uma ampla área de manuseamento para a preparação e embalagem do produto, com:
7000 m3 de volume total refrigerado
Capacidade frigorífica instalada de 250 kW
Usando 150 kg de Opteon™ XL20 (R-454C)

Solução técnica: três sistemas independentes de super inversores

Tecnicamente, foram escolhidos três sistemas independentes SUPER INVERTER, com descongelamento ventilado na câmara refrigerada. Isso traz os seguintes benefícios:
Poupança de energia: até 30% em comparação com as unidades convencionais, através da utilização de variadores de velocidade e da realização de condensação flutuante.
Compressores semi-herméticos robustos.
Arranques suaves através de um inversor de tensão-frequência, que reduz ao mínimo o consumo durante o arranque.
Vida útil: os grupos com tecnologia Freire Superinverter reduzem os arranques contínuos e as paragens dos compressores que os compõem, reduzindo o consumo de eletricidade e prolongando a vida útil em comparação com os equipamentos convencionais.
Alta estabilidade.
Condensador amplamente dimensionado com ventiladores EC para aumentar a eficiência da instalação frigorífica, para temperaturas ambientes de até +46 ºC.
Substituição das válvulas de expansão termostáticas por válvulas de passo eletrônicas Carel EV2-3, que mantêm a inundação dos evaporadores mais estável. Aumentam a eficiência em 2-3%.
A menor carga possível por circuito, colocando os evaporadores o mais próximo possível das unidades condensadoras.

Ductos de manga têxtil foram usados nas áreas de embalagem, o que confere grande uniformidade em toda a sala de difusão de ar, evitando que os trabalhadores sintam correntes de ar incómodas. Possui ainda um evaporador com filtro G3, que evita que a bateria frigorífica e a manga têxtil fiquem sujos no interior.

Assessorada pela Frio Araba (Freire Refrigeration Group), a gerência da Cultivos Araba tomou uma decisão estratégica para o seu projeto, selecionando o refrigerante Opteon™ XL20 (R-454C). Em particular, este refrigerante possui um baixo potencial de aquecimento global (GWP/GWA), inferior a 150, o que se alinha perfeitamente com considerações ambientais. Entre os seus atributos contam-se a facilidade de instalação, a segurança e a notável isenção do imposto espanhol sobre os gases fluorados. Esta decisão foi tomada após uma avaliação abrangente de várias alternativas tecnológicas durante uma série de reuniões, onde o foco principal foi colocado na sustentabilidade e conservação de energia.

Francisco Javier Sierra, representante da Frio Araba, diz que “optamos pelo Opteon™ XL20 porque é a melhor opção devido às características do projeto. Proporciona-nos simplicidade de utilização e a tecnologia que contém, com aplicações seguras; oferece uma redução significativa das emissões, diretas e indiretas, o que permite ao cliente reduzir a pegada de carbono; proporciona uma eficiência energética superior, com menor consumo de energia; e também muito importante, não está sujeito ao imposto sobre gases fluorados. Além disso, é um refrigerante de longo prazo, que devido ao seu valor GWP muito baixo está em conformidade com as regulamentações atuais e futuras”.

Da sua parte, Matías Brunet, representante da Cultivos Araba em Valdegobía, afirma: “Estamos muito satisfeitos com esta instalação. Este é um projeto muito importante e precisamos de um sistema de refrigeração confiável que possa cobrir os próximos anos. A segurança e facilidade com que o trabalho tem sido realizado dá-nos muita confiança, e é uma solução muito eficiente em termos energéticos, que nos permitirá uma interessante poupança de custos e reduzir significativamente as nossas emissões”.

Opteon™ Economia Eficiente

Além das suas credenciais de baixo GWP, os refrigerantes Opteon™ XL A2L, como soluções de longo prazo, são desenvolvidos para avançar em direção a metas de emissões cada vez mais rigorosas e oferecer vantagens claras de eficiência do sistema. A sua versatilidade e desempenho termodinâmico garantem que esses refrigerantes podem reduzir significativamente os custos do ciclo de vida e as emissões em aplicações de refrigeração comercial e industrial, sem comprometer o desempenho ou a segurança.

SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)