Diferentemente das imagens de satélite, que são afetadas pelas condições climáticas, as imagens capturadas por drones são mais confiáveis e fornecem mapas precisos para a aplicação variável de fertilizantes, fungicidas e reguladores de crescimento. Além disso, o lançamento do drone CultiWise possibilita uma economia de até 20% nos custos, com retorno sobre o investimento já na primeira época de utilidade.


O CultiWise é um software pioneiro baseado em nuvem, criado com precisão pela empresa Skymaps sro, sediada em Brno, República Tcheca. Os agricultores agora têm mapas mais confiáveis para a aplicação de fungicidas, fertilizantes e reguladores de crescimento – mesmo quando as imagens de satélite convencionais falham devido à presença de nuvens. O CultiWise, um software agrícola avançado da startup tcheca Skymaps, agora permite que os agricultores criem “mapas prescritos” altamente precisos em poucas horas usando o drone básico CultiWise.

O novo software CultiWise oferece economia de custos e aumento de até 20% nos rendimentos. Com o retorno sobre o investimento possível já na primeira temporada, essa funcionalidade adicional está disponível para os assinantes do serviço analítico em nuvem CultiWise, cujo preço anual começa em 5 euros por hectare. O preço dos drones opcionais CultiWise começa em cerca de 4.200,00 euros.

Os agricultores frequentemente dependem das imagens de satélite para pulverizar e espalhar, aplicando quantidades variáveis de fertilizantes, fungicidas e reguladores de crescimento nas plantas. Esta aplicação com dose variável foca em zonas específicas das culturas, mas o clima nublado pode atrasar decisões críticas que, no final, podem impactar o rendimento.
“Com a nova funcionalidade do CultiWise e o drone compacto, os agricultores podem capturar dados do campo imediatamente e começar a pulverização no mesmo dia“, diz Kornel Cziria, diretor técnico da Skymaps.
O novo software é adequado para todas as principais culturas e permite que os agricultores de qualquer lugar do mundo façam upload e processem imagens de drones para pulverização ou espalhamento variável. Em minutos a horas, o CultiWise cria “mapas prescritos” que indicam com precisão as áreas que precisam de diferentes quantidades de fertilizante, fungicida ou regulador de crescimento. Os mapas também informam os agricultores sobre as economias esperadas.
“Acreditamos que as aplicações direcionadas e variáveis podem reduzir os custos em até 20%. Isso inclui menor consumo de pesticidas e fertilizantes com aumento potencial de até 10% nos rendimentos”, diz Cziria.
Drones CultiWise cobrem 200 hectares por hora
O novo drone compacto CultiWise, que pode mapear mais de 200 hectares por hora de voo, complementa a funcionalidade do software e oferece não apenas velocidade, mas também precisão de centímetros, que é essencial para a aplicação direcionada de produtos. Os agricultores podem criar e carregar imagens usando câmeras multispectrais ou RGB do drone.
“Os nossos mapas prescritos derivados de drones oferecem descobertas confiáveis, o que levará à redução do uso de pesticidas e fertilizantes, diminuindo assim os custos. Ao contrário da pulverização convencional, onde todas as culturas recebem a mesma dose de produto, neste método alteramos a quantidade nas zonas fortes e fracas do campo. O resultado é economia de custos e maiores rendimentos”, acrescenta Cziria.
A aplicação precisa de pulverização para proteção de culturas, conhecida como pulverização pontual e aplicação variável, realizada por dispositivos de empresas como Amazone, Agrifac e John Deere, depende de mapas prescritos precisos para a distribuição correta da proteção das culturas e pesticidas. Com acesso a dados detalhados do campo, fornecidos em forma de mapas, o pulverizador ajusta automaticamente as bocas para aplicar a quantidade correta de fertilizante, fungicida ou regulador de crescimento.
“Criar mapas prescritos utilizáveis a partir de imagens de câmeras é um desafio, pois requer uma abordagem multidisciplinar com conhecimentos de agrónomos, agricultores e especialistas em sistemas de informações geográficas (GIS), enquanto os engenheiros de software transformam essas informações em algoritmos”, refere Cziria.
A equipe de 25 engenheiros da CultiWise desenvolveu o software usando dados de centenas de empresas agrícolas europeias, desde pequenas até aquelas com até 30.000 hectares. O sistema suporta todas as principais culturas, incluindo milho, trigo de inverno, soja, beterraba, girassol, canola, batata e cebola.
Câmeras de drones capturam mudanças no solo
“As câmeras de drones capturam muito mais detalhes do que os satélites. Isso nos permite eliminar influências perturbadoras do solo e avaliar melhor a saúde das culturas.” Isso é útil nas fases iniciais de crescimento e em culturas de fileiras largas, onde os dados de satélite podem ser imprecisos. Com as prescrições baseadas em drones, os agricultores obtêm uma solução confiável para uma ampla gama de novas aplicações”, conclui Cziria.
A CultiWise oferece uma ampla gama de soluções, incluindo mapas prescritos para pulverizações pontuais, monitorização das culturas, contagem de plantas individuais e mapas de potencial de rendimento. Com mais de 1.000 empresas agrícolas entre os seus assinantes e suporte local em mais de 15 países, principalmente na Europa, mas também na Argentina e nos EUA, a CultiWise ajuda a tornar a agricultura de precisão acessível a um grande número de agricultores.
A aplicação variável ajuda os agricultores a atender às futuras exigências de redução no uso de pesticidas e fertilizantes. Além disso, os agricultores estão constantemente focados em maneiras de reduzir os custos de insumos, ao mesmo tempo em que aumentam os rendimentos e promovem práticas sustentáveis. A mais recente solução da CultiWise apoia esses objetivos.
A Skymaps foi fundada em 2016 por um grupo de estudantes visionários de TI com o objetivo de ajudar os agricultores a melhorar a aplicação de defensivos agrícolas. Desenvolveu a plataforma em nuvem CultiWise, que permite a aplicação direcionada e variável de pesticidas, levando a economias e maiores rendimentos. Hoje, a CultiWise tem mais de 1.000 assinantes e oferece várias funcionalidades avançadas, como mapas prescritos para pulverização pontual, deteção de ervas daninhas com IA e a nova funcionalidade de 2025 – aplicação variável de fungicidas, fertilizantes e reguladores de crescimento com drones. A CultiWise está disponível em todo o mundo com suporte local em 15 países, incluindo: Argentina, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Irlanda, Lituânia, Alemanha, Polónia, Roménia, Suécia, Eslováquia, EUA e Reino Unido. O sistema CultiWise é recomendado pelos principais fabricantes de equipamentos agrícolas, como a Amazone.
Martin Kapšo
kapso@cultiwise.com
Mais informações estão disponíveis em: www.cultiwise.com