A Husqvarna lidera o mercado profissional de maquinaria para o cuidado de florestas e jardins graças à sua aposta permanente na inovação e à sua vocação de compreender e responder às necessidades dos seus clientes. A multinacional sueca tem o seu próprio gabinete de especialistas; um grupo de profissionais florestais, arboristas e paisagistas, entre outras áreas, a que chamam de H Team. Eles testam e aconselham a marca no ‘design’ dos seus produtos.
No entanto, esta abordagem de melhoria contínua está presente na sua filosofia há muito tempo, e muitas das funcionalidades das ferramentas de jardinagem e florestais que hoje são oferecidas por diversas marcas foram inovações e patentes da Husqvarna.
Um exemplo paradigmático é o robô corta-relva Automower®, patenteado pelo gigante sueco há já 30 anos, que revolucionou o cuidado dos jardins, automatizando o corte da relva. Mas há muitos mais, uma lista enorme entre a qual selecionámos 10 inovações da maquinaria profissional que a Husqvarna conseguiu fazer ouvindo os seus utilizadores.

1. Uma motosserra com metade do ruído
Em novembro de 1959, o gigante sueco lançou no mercado a sua primeira motosserra, a Husqvarna 90, equipada com um silenciador que reduzia para metade o ruído produzido pelas máquinas existentes no mercado na época. Para isso, os engenheiros da marca adaptaram a tecnologia dos silenciadores de motociclos à sua motosserra, que chegou a ser utilizada até na construção civil. Começou assim a longa história de sucessos e inovações que a marca sueca incorporou nas suas ferramentas mais populares: as motosserras.

2. Um sistema único de redução das vibrações
Dez anos depois, em 1969, as motosserras da Husqvarna já se destacavam por serem mais silenciosas e leves, após deslocar o centro de gravidade da máquina para os punhos, reduzir o peso da barra e melhorar o seu ‘design’ e eficiência. Foi então que chegou a Husqvarna 180, com um revolucionário sistema antivibrações que resolveu um problema comum na época entre os trabalhadores florestais: a chamada síndrome dos dedos brancos.

3. Travão da corrente, uma inovação de 1973 que salvou muitas vidas
Sim, o travão automático da corrente, hoje amplamente utilizado nas motosserras, também foi uma criação da Husqvarna, quando em 1973 lançou a Husqvarna 162. Este dispositivo detém a corrente em caso de retrocesso ou coice, a principal causa de acidentes com uma motosserra. A marca conseguiu reduzir drasticamente a sinistralidade laboral, a ponto de uma empresa florestal ter-lhe enviado uma carta a agradecer a quantidade de vidas salvas. A esta inovação, juntou-se em 1999 o TrioBrake™, o sistema incorporado pela Husqvarna para ativar o travão da corrente com a mão direita.

4. Motores de motosserras, sopradores ou roçadoras mais eficientes.
A multinacional sueca foi a primeira empresa do mundo a aplicar aos motores de combustão de dois tempos das ferramentas a teoria do airhead ou varrimento de gases estratificado, que era conhecida desde 1920 e reduzia as emissões de gases do motor. Assim, nasceram em 2005 os primeiros motores X-Torq que depois se estenderam a toda a maquinaria com motor de combustão, melhorando também o seu impacto ambiental.
Três anos depois surgiria o AutoTune™ da Husqvarna, um ajuste automático do carburador que reduz as emissões de gases e otimiza o desempenho do motor e do combustível, a ponto de cumprir os padrões ambientais mais rigorosos do mundo.
Os motores mais eficientes têm sido outra das obsessões da Husqvarna, com a introdução dos motores sem escovas (e-torq na gama profissional) na maquinaria a bateria. Estes motores geram energia por meio de campos eletromagnéticos em vez de o fazerem com escovas de carbono, equiparando a sua potência à dos motores de combustão. São motores com menos desgaste, menos ruído e menos vibrações.
5. Automower®, o rei do jardim
Muita coisa mudou no Automower® desde 1995. Aquele primeiro robô corta-relva funcionava com energia solar, mas já possuía as suas principais características; cortar de forma automática o relvado dia após dia com um sistema de navegação único, baseado em tecnologia militar, e lâminas perfeitamente afiadas para cortar uma pequena fração de relva todos os dias, de modo que esta se decompõe em poucas horas. Por isso, a relva cortada com o Automower® está sempre verde e saudável.
Desde esse distante ano de 1995, inúmeras marcas lançaram os seus próprios robôs, mas a marca sueca continua à frente na inovação e eficiência, introduzindo novidades também nos robôs de uso profissional, os Automower® CeoraTM que já são utilizados no cuidado de grandes instalações, campos de futebol e de golfe, graças à qualidade profissional do corte que realizam.

6. Maquinaria a bateria
A Husqvarna foi pioneira no desenvolvimento de maquinaria a bateria e em 2012 lançou toda uma gama de máquinas alimentadas com baterias de lítio. Motosserras, aparadores, corta-sebes e um novo Rider, mais leves, silenciosas, fáceis de usar, sem emissões de gases, mas com o desempenho dos seus equivalentes a gasolina e uma manutenção reduzida.

Desde então, o gigante sueco introduziu diversas inovações:
→ A patente do sistema de encapsulamento da bateria no interior do corpo da máquina para equilibrar o seu peso e torná-la estanque à chuva.
→ O modo SavE™, que reduz as rotações do motor em tarefas que não necessitam da potência máxima, diminuindo o consumo energético, o ruído e as vibrações.
Ao ouvir os profissionais, conseguiu oferecer motosserras eficientes e leves para arboristas ou as primeiras motosserras a bateria com embraiagem centrífuga do mundo, para operações que necessitam de um extra de potência e energia.
Máxima tecnologia, desempenho à prova do profissional mais exigente!
7. Baterias BLi-X 36V, o segredo da tecnologia a bateria da Husqvarna
Mas qual é o segredo do extraordinário desempenho das máquinas a bateria da Husqvarna para profissionais? Além dos seus motores sem escovas e de um ‘design’ ergonómico, o segredo também está no sistema BLi-X 36V de baterias profissionais, patenteado pelo gigante sueco para oferecer as melhores prestações:
- Uma bateria para todas as suas máquinas: Todas as baterias BLi-X 36V são permutáveis entre as diferentes máquinas.
- ActiveCool: Este sistema, inventado pela Husqvarna, permite refrigerar a bateria durante o carregamento e o descarregamento para evitar sobrecargas por aquecimento. O ActiveCool da Husqvarna consegue uma refrigeração rápida e eficiente da bateria, mesmo após um uso intensivo, graças a um sistema de ventiladores integrados que reduz o tempo de inatividade da máquina para arrefecer e prolonga a sua vida útil.
- O algoritmo de carga inteligente dos carregadores BLi-X de 36 V da Husqvarna recarrega a bateria rapidamente até 80%.

8. Corta-relvas com BioClip para fazer mulching
A Husqvarna lançou o seu primeiro corta-relvas com motor em 1947 e, desde então, também tem melhorado a eficiência dos seus corta-relvas profissionais, com inovações como o sistema BioClip® que tritura a relva cortada e a distribui pelo jardim enquanto corta, gerando um adubo natural ou mulching e reduzindo consideravelmente o trabalho dos jardineiros na gestão de resíduos de jardinagem.

9. Roçadoras mais fáceis de usar e cuidadosas com o terreno
Ao trabalhar durante horas com uma roçadora com cabeçote de fio de ‘nylon’, é muito útil simplificar a alimentação do fio do cabeçote sem a necessidade de bater no chão ou parar a máquina. Por isso, surgiu a função Ergofeed™ das roçadoras Husqvarna, que liberta novo fio apenas pressionando um botão no punho.

Também para responder a outra necessidade surgiu o Reciprocator RA850, uma cabeça de corte acessório para aparadores ou roçadoras que reduz o risco de projeções de pedras ou detritos em parques e jardins próximos a estradas, caminhos de gravilha, estacionamentos ou locais com grande movimento de pessoas.
10. Barras e Correntes X Precision e X Cut
Como já terá deduzido, a Husqvarna é uma empresa inquieta e voltou a demonstrá-lo com o ‘design’ das barras e correntes de motosserra X Precision que cortam a madeira como um bisturi. Além disso, graças ao pequeno raio da ponta da barra, têm um risco reduzido de ressalto ou coice, ideal para arboristas. Por sua vez, as correntes X-Cut da Husqvarna melhoraram o estabelecido em termos de desempenho, qualidade, durabilidade e eficácia das motosserras florestais profissionais. Possuem uma afiação excecional e duradoura, vêm com pré-tensão de fábrica e necessitam de menos manutenção.

11. Sopradores equilibrados
Se já utilizou um soprador ou uma máquina de lavar a alta pressão, deve ter reparado na força que precisa fazer com os braços para segurar nas máquinas e compensar a pressão do ar ou da água. Consciente desta dificuldade, a Husqvarna desenvolveu sopradores a bateria únicos, leves e sem recuo ou coice traseiro.

