A 41ª edição da Ovibeja, que decorrerá de 30 de abril a 4 de maio de 2025, será novamente palco de importantes reflexões sobre o futuro da agricultura e da pecuária nacional. E irá contar com o colóquio “Inovar para Produzir: A nova era da pecuária extensiva”, que terá lugar no dia 2 de maio, no Pavilhão Inovação e Tecnologia – Campo da Feira.
Este colóquio, que será moderado por Paulo Gomes, Diretor da Revista Voz do Campo, pretende lançar o debate sobre os desafios e oportunidades que se colocam à pecuária extensiva, numa altura em que a inovação tecnológica, a sustentabilidade ambiental e o bem-estar animal são temas centrais nas políticas e nas exigências dos mercados.
O painel de oradores terá a presença de profissionais experientes que atuam nas áreas de investigação, ensino, produção e sanidade animal. Estão confirmadas as participações de Nuno Prates, do Hospital Muralha de Évora; José Rafael, da Universidade de Évora; João Madeira, da Sociedade Agrícola Vargas Madeira; Manuel Patanita, do Instituto Politécnico de Beja; Tiago Perloiro, da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Merino; e Maria Alexandra Oliveira, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A sessão de abertura estará ao cargo de Luís Alcino da Conceição, do InovTechAgro, pelas 11h00, seguindo-se o painel de debate entre as 11h15 e as 12h45. A receção dos participantes terá início às 10h30.
A participação é livre.
Esta iniciativa, inserida num dos maiores certames agropecuários do país, pretende criar sinergias entre a ciência, a tecnologia e os produtores, promovendo uma visão de futuro para um setor que se quer mais resiliente, produtivo e sustentável.
A Revista Voz do Campo associa-se com orgulho a esta iniciativa, reforçando o seu compromisso com a divulgação, promoção e valorização do conhecimento, da inovação e das boas práticas no setor agropecuário. Continuamos juntos a dar VOZ ao CAMPO e a contribuir para um futuro mais sustentável, resiliente e dinâmico na agricultura e na pecuária nacional.
Conteúdos relacionados:
Entrevista com Rui Garrido, Presidente da Comissão Organizadora da 41ª Ovibeja