Entrevista a Augusto Ferreira no decorrer do 11º Encontro Nacional de Técnicos da CONFAGRI

Para o coordenador técnico da CONFAGRI, Augusto Ferreira, este evento é essencial para fortalecer a rede de apoio aos agricultores, e sublinhou a importância dos encontros anuais para “agradecer em especial às entidades que colaboram connosco” e para discutir temas atuais que ajudem os técnicos a “melhorar a sua capacidade de intervenção no território, de intervenção e de apoio aos seus agricultores”.

Para Augusto Ferreira, “as cooperativas só fazem sentido se estivermos a pensar em produção” e, por isso, é necessária “uma atividade agrícola pujante” que consiga adaptar-se às mudanças do setor. “As cooperativas têm que se modernizar, têm que se capacitar”, realça, acrescentando que há uma necessidade urgente de um programa de apoio à capacitação do setor cooperativo em Portugal. “Nós temos vindo a insistir com sucessivos Governos a falta de um programa de apoio e de capacitação para o setor cooperativo”, afirma, comparando a situação das cooperativas portuguesas com as de outros países da União Europeia, onde, como em “Espanha, França e Itália, o setor cooperativo tem uma pujança muito grande (…) nós também almejamos atingir, mas estamos numa fase em que há necessidade de algum apoio para modernização, para capacitação, para redimensionamento também das próprias cooperativas e é isso que esperamos que finalmente possa vir a acontecer agora com este Governo”, remata.

→ Leia os testemunhos recolhidos no 11º Encontro Nacional de Técnicos da CONFAGRI na Revista Voz do Campo  edição de abril 2025, disponível no formato impresso e digital.


Veja aqui a entrevista:


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)