Em 2024, o Grupo MASCHIO GASPARDO registou receitas consolidadas de 349,9 milhões de euros

A MASCHIO GASPARDO, grupo internacional especializado na produção de máquinas agrícolas, apresenta os resultados consolidados do exercício de 2024 e reafirma o seu compromisso com o crescimento, a inovação e a solidez financeira, apesar de um período complexo para o sector agrícola.

O grupo registou receitas consolidadas de 349,9 milhões de euros. O EBITDA situou-se em 41,32 milhões de euros, enquanto o resultado líquido do grupo atingiu 12,29 milhões de euros. No que diz respeito às vendas, estas mantiveram-se praticamente estáveis no mercado italiano, enquanto se verificou um declínio nos mercados europeu e não europeu, em linha com as tendências gerais do sector.

Apesar do abrandamento do mercado e da complexa conjuntura macroeconómica, os resultados alcançados permitiram uma redução do endividamento em cerca de 29,7 milhões de euros, graças à diminuição da exposição bancária de curto e médio-longo prazo. Adicionalmente, registou-se um aumento das reservas de tesouraria face ao ano anterior, elevando a situação financeira líquida para 86,9 milhões de euros no final do ano. O grupo confirma assim a sua solidez financeira e patrimonial. “Num contexto instável, demonstrámos força operacional, equilíbrio financeiro e visão a longo prazo. A nossa orientação é clara: qualidade dos produtos, pontualidade na entrega e serviço fiável”, declarou Luigi De Puppi, Diretor-Geral da MASCHIO GASPARDO.

Ao longo de 2024, a MASCHIO GASPARDO prosseguiu o seu plano de investimentos, num total de cerca de 11 milhões de euros, com o objetivo de melhorar a eficiência produtiva, desenvolver novos produtos e reforçar a sua liderança tecnológica. Este esforço incluiu também grandes projetos de modernização e digitalização industrial, envolvendo unidades de produção e software de gestão com tecnologias da Indústria 4.0.

Rentabilidade e sustentabilidade

A sustentabilidade é também um fator chave para o grupo, que deu mais um passo em frente com a instalação de um novo sistema fotovoltaico na sua unidade de produção na Roménia, mais uma prova do compromisso da MASCHIO GASPARDO em reduzir o impacto ambiental e otimizar as fontes de energia.

Apesar do declínio global da procura, impulsionado pela queda dos preços das matérias-primas, pela incerteza geopolítica e por uma menor propensão para investir em negócios agrícolas, o grupo manteve o seu equilíbrio financeiro e continuou a sua estratégia de crescimento e desenvolvimento internacional.

Em 2024, a MASCHIO GASPARDO reforçou a sua presença no Benelux com a abertura de uma nova sucursal na Bélgica e o lançamento do projeto Full Line Store em Leon (Espanha), um modelo inovador de concessionário monomarca concebido para satisfazer todas as necessidades dos agricultores ao longo de todo o ciclo agronómico. A Full Line Store, inteiramente dedicada à marca MASCHIO GASPARDO, integra espaço de showroom, aconselhamento agronómico, formação técnica, assistência pós-venda e serviços personalizados, estabelecendo um novo padrão na relação entre a marca, o concessionário e o agricultor.

O grupo apresentou também o Jumbo X, a maior grade aradora homologada para estradas do mundo (10 metros de largura de trabalho), concebida para aumentar a produtividade nas grandes explorações agrícolas e poupar até 20% de combustível por hectare trabalhado. O projeto foi desenvolvido em colaboração com a Escola Italiana de Design, confirmando o compromisso contínuo da empresa em equilibrar funcionalidade e estilo. “Continuamos a investir em instalações, digitalização, inovação e serviços. Todas as decisões são orientadas pelo objetivo de melhorar a qualidade que oferecemos aos nossos clientes: máquinas fiáveis, intuitivas e exaustivamente testadas, cada vez mais adaptadas às necessidades reais dos agricultores. É assim que construímos relações duradouras com parceiros e clientes”, explicou Andrea Maschio, presidente da Maschio Holding.

Um olhar sobre o futuro

Em 2025, a MASCHIO GASPARDO olha com confiança para a expansão em mercados fora da UE, particularmente na América do Norte e na Ásia, incluindo possíveis fusões e aquisições e novos projectos industriais. Entre eles, a construção de uma nova unidade de produção de última geração na Índia, que permitirá ao grupo duplicar a sua capacidade de produção no país até ao final de 2026. Paralelamente, prosseguirão as actividades de consolidação nos mercados europeus, bem como o reforço dos serviços orientados para o cliente.

Com a nova sede na Bélgica, o grupo passa a ter uma presença comercial direta em 14 países, consolidando ainda mais a sua vocação internacional e mantendo uma forte presença no seu território de origem. “Expandir-se em tempos de incerteza requer visão e coragem para explorar novos caminhos, mesmo quando o mercado sugere cautela. É nestes momentos que se mede a capacidade de uma empresa de gerar valor duradouro, transformando os desafios em alavancas de crescimento e reforçando a sua presença global”, comentou Mirco Maschio, Presidente da MASCHIO GASPARDO.

Reunião de distribuidores

A MASCHIO GASPARDO IBÉRICA realizou em Toledo, no passado dia 7 de maio, a sua reunião anual de concessionários 2025, com o objetivo de apresentar dados actuais e analisar os desafios que a empresa enfrenta para continuar a promover uma visão unificada de inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável na agricultura. Alfonso Egea, Diretor-Geral da Maschio Gaspardo Ibérica, comentou que um dos aspectos fundamentais para continuar a crescer é o fator humano que compõe a equipa. “A equipa é o pilar fundamental para continuar a crescer e já são 14 as pessoas que fazem parte da filial em Espanha e Portugal. O volume de negócios da Maschio Gaspardo Ibérica cresceu mais de 40% nos últimos dois anos, atingindo valores recorde pelo segundo ano consecutivo. Especificamente em Espanha, registou-se um crescimento de cerca de 35%. Em Portugal este aumento foi ainda maior, ultrapassando os 58%”, concluiu.


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)