Nos dias 22 e 23 de maio, o Centro Cultural de Campo Maior recebe a 8.ª edição do Congresso Nacional do Azeite, o mais importante fórum de debate sobre o setor olivícola e oleícola em Portugal.
O evento decorre num momento particularmente auspicioso: a campanha 2024/2025 registou o segundo melhor resultado de sempre na produção nacional de azeite, com um crescimento de 10% face às 150 mil toneladas da campanha anterior.
Organizado pelo CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, em parceria com a Câmara Municipal de Campo Maior, o congresso integra a Feira Nacional de Olivicultura, que decorre de 22 a 25 de maio, no Jardim Municipal de Campo Maior.
Portugal reforça a sua posição no panorama internacional como sexto maior produtor mundial de azeite e terceiro maior exportador da Europa, com exportações que ultrapassam mil milhões de euros. O país tem vindo também a consolidar a sua reputação como produtor do azeite de maior qualidade a nível global.
A edição deste ano conta com mais de 30 oradores nacionais e internacionais, entre os quais se destacam Assunção Cristas, que assina a keynote de abertura, e os chefs Vítor Sobral, José Júlio Vintém e Bertílio Gomes, que conduzem uma abordagem gastronómica à valorização do azeite.
O programa do Congresso inclui ainda quatro painéis temáticos:
• Novos Desafios do Setor
• ESG no Setor Olivícola/Oleícola
• Identidade do Azeite Português: Marca & Origem
• O Caminho do Azeite na Alta Cozinha
Num contexto geopolítico em mudança, com novos desafios ao nível da resiliência hídrica, gestão da água e das políticas agrícolas na Europa, o Congresso assume-se como uma plataforma de diálogo e partilha de conhecimento técnico e estratégico, num setor que é cada vez mais central para a economia, sustentabilidade e identidade alimentar nacional.
→ Inscrições para o Congresso Nacional do Azeite já estão abertas e decorrem até ao dia 20 de maio.
Inscreva-se aqui!



One thought on “8º Congresso Nacional do Azeite (22 e 23 de maio)”
Comments are closed.