O Olive Oil World Congress – OOWC aproveitou a sua visita à Expoliva para partilhar os progressos realizados com vista à próxima edição, destacando a sua projeção internacional e a cooperação entre os principais intervenientes do setor.

O Olive Oil World Congress continua o seu caminho durante este ano, “On The Road to OOWC 2026”, com uma participação destacada no âmbito da Expoliva 2025, realizada de 14 a 16 de maio em Jaén. Num contexto de máxima especialização e elevada participação de especialistas nacionais e internacionais, o OOWC aproveitou esta plataforma de alto nível para dar a conhecer os últimos avanços do projeto, promover o diálogo entre os principais atores do setor e, sobretudo, destacar o papel fundamental dos patrocinadores e colaboradores no desenvolvimento deste ambicioso congresso mundial.

Durante o primeiro dia do Simpósio Científico e Técnico Internacional, o coordenador geral do OOWC, Ricardo Migueláñez, apresentou os principais marcos e linhas estratégicas do congresso, que terá a sua segunda edição em 2026 e pretende posicionar-se como o grande ponto de encontro do setor do azeite a nível global.

Migueláñez sublinhou que o Congresso Mundial do Azeite é um projeto participativo e aberto, ao qual já se juntaram numerosas entidades públicas e privadas, entre outras organizações relevantes. Nas suas palavras: “o OOWC é um projeto que é construído por todos, de baixo para cima, com uma visão integradora, onde o patrocínio não se limita a uma questão económica, mas representa um compromisso com o futuro do setor, com a inovação, a sustentabilidade e a projeção internacional do azeite”.

Um dos pilares do OOWC é precisamente a sua estrutura colaborativa, que permite que tanto as empresas como as associações e instituições façam parte ativa dos seus órgãos de decisão e planeamento. As empresas e organizações colaboradoras não só ganham visibilidade num dos fóruns mais influentes do setor, como também têm a oportunidade de integrar os comités de trabalho, onde se define a agenda, se desenham as ações promocionais e se articulam as chaves para o desenvolvimento técnico e empresarial do congresso.

Esta iniciativa conta já com o apoio e a participação de importantes instituições e empresas, entre as quais o Conselho Oleícola Internacional (COI), o CIHEAM Zaragoza, a Fundación Dieta Mediterránea, a Junta de Castilla-La Mancha – através da sua marca Campo y Alma –, o SOM Gastronomía da Generalitat de Catalunya, o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação de Espanha através dos “Alimentos de España”, o Instituto de Investigação e Desenvolvimento Rural, Agrícola e Alimentar de Madrid (IMIDRA), bem como o AgroBank e a GEA.

Com esta nova paragem em Jaén e depois da sua visita aos Estados Unidos, o Olive Oil World Congress continua a consolidar a sua presença e a sua identidade como projeto de referência internacional. E fá-lo com a firme convicção de que a colaboração entre entidades públicas, privadas, académicas e sociais é o verdadeiro motor do crescimento e da visibilidade do setor do azeite no mundo.

O OOWC convida todas as empresas e instituições interessadas em fazer parte deste projeto de colaboração a explorar as modalidades de cooperação e patrocínio, facultando-lhes todas as informações necessárias através do Secretariado Técnico do OOWC, ligando para 91 721 79 29 ou enviando um e-mail para info@oliveoilwc.com.


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)