A CONFAGRI alerta o Governo de Portugal para a necessidade urgente de reforçar a dotação orçamental destinada ao Investimento para a Modernização do setor agrícola e florestal do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

As preocupações da CONFAGRI quanto ao corte no investimento previsto na 3.ª Reprogramação do PEPAC voltam a estar em destaque, agora reforçadas pela divulgação das verbas a transitar do PDR2020 para o PEPAC, resultado de compromissos assumidos em regime de overbooking.

Para Nuno Serra, Secretário-Geral da CONFAGRI, “Se não existir um reforço adicional na dotação destinada ao investimento no PEPAC, arriscamo-nos a hipotecar a inovação, modernização e competitividade do setor agroalimentar e a abandonar aqueles que querem investir no futuro deste setor”.

A CONFAGRI lamenta ainda que, passados mais de dois anos desde o arranque da execução do PEPAC e com o seu fim previsto para 2027, ainda não se tenha verificado uma abertura significativa de concursos destinados ao investimento na agricultura e na agroindústria.

Em comunicado, sublinha que “é simplesmente incompreensível que, num setor onde a competitividade é essencial e a necessidade de inovar é diária, continue a não haver uma abertura generalizada de concursos para este efeito”, conforme afirmou o seu Secretário-Geral, Nuno Serra.


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)