No âmbito do 13º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo, Ana Coimbra, gestora de clientes da NATURALFA, refere que é uma honra para a empresa especializada em certificação estar presente no evento, observando o crescimento contínuo da produção de mirtilos em Portugal.

A NATURALFA acompanha de perto o desenvolvimento da cultura e o sucesso dos produtores, o que é especialmente gratificante para a empresa, que tem visto muitos deles conquistar resultados positivos. Para Ana Coimbra, a certificação tem-se tornado cada vez mais essencial, principalmente no mercado internacional. No caso específico dos mirtilos, diz Ana Coimbra que o produto tem de chegar ao consumidor final com qualidade, o que torna a certificação fundamental. “A certificação é essencial, especialmente para o retalho e para a distribuição em supermercados e hipermercados”, afirma, destacando que essas cadeias de distribuição exigem que os produtos estejam certificados em termos de segurança alimentar.

Com a certificação, os consumidores podem ter a certeza de que estão a consumir um produto seguro, conforme as exigências de segurança alimentar.

A gestora de clientes da NATURALFA lembra que, à medida que o consumidor se torna mais exigente, ele quer saber o que está a comer, e a certificação é a forma de garantir essa confiança. “O mercado exige isso, e a certificação é o que conseguimos oferecer como uma resposta isenta e que cumpre todos os requisitos”, realça Ana Coimbra.

A certificação, segundo ainda Ana Coimbra, também está ligada a boas práticas agrícolas. A gestora da NATURALFA esclarece que, quando os produtores seguem boas práticas, o risco de surgirem pragas e doenças é muito menor. “Certificações como o GlobalG.A.P e outras ajudam a garantir que práticas como o uso adequado de água, fitofármacos, a boa higiene e a segurança no trabalho vai prevenir muitas destas pragas e doenças e a certificação também trabalha muito nestes pontos”, remata.

→ Leia a reportagem completa do 13º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo na Revista Voz do Campo  edição de abril 2025, disponível no formato impresso e digital.

Conteúdo relacionado:

 

Reportagem Voz do Campo: 13º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo

 

SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)