A Fitolivos também marcou presença no 13º Encontro Nacional Produtores de Mirtilo. Para João Laje, técnico responsável da região Interior Norte e Centro da Fitolivos, a empresa tem-se concentrado no desenvolvimento de soluções que ajudem a melhorar a qualidade do solo e, consequentemente, das plantações.

Fitolivos investe em soluções para regenerar e melhorar a qualidade do solo

“Cada vez mais estamos a ter mais referências e produtos alocados ao solo, à regeneração do nosso solo, que esteve durante muitos anos em segundo plano. Estamos agora a tentar dar um aporte com novidades, como solubilizadores de fósforo e potássio, especialmente em regiões com solos pobres”, afirma o técnico.

Além disso, João Laje destaca a importância de trabalhar também a parte foliar, com produtos à base de silício, que contribuem para aumentar o tempo de vida útil do mirtilo nas prateleiras, por exemplo. O biocontrolo, ou o controle de pragas e fungos, é outra área em que a Fitolivos tem investido, para garantir a sanidade das plantações. João Laje sublinha ainda a necessidade de compreender que o solo vai além da raiz da planta. “O solo é muito mais do que um simples meio para a planta crescer. Existe todo um ambiente à volta da raiz, um microbioma, com organismos e até mesmo animais que desempenham um papel crucial”, considera.

→ Leia a reportagem completa do 13º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo na Revista Voz do Campo  edição de abril 2025, disponível no formato impresso e digital.

Conteúdo relacionado:

\

Reportagem Voz do Campo: 13º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)