Conteúdos em destaque:
- Em que casos recorrer a um profissional para podar uma palmeira?
- Em que época podar as palmeiras
- Como podar as palmeiras
- Que folhas das palmeiras podar
- Com que frequência podar uma palmeira
- Maquinaria e ferramentas para a poda.
- Podadoras a bateria, mais eficientes e cómodas que as a gasolina
- Procedimentos de segurança na poda de palmeiras
As palmeiras são uma das árvores mais utilizadas nas últimas décadas tanto na jardinagem doméstica como na urbana ou no paisagismo para criar espaços verdes de grande beleza ou delimitar corredores de tráfego como grandes avenidas ou zonas costeiras. O motivo é que estas plantas tropicais da família das Arecaceae, da qual existem mais de 3 mil espécies diferentes, são muito resistentes ao calor e ao frio moderado, ao vento, crescem rápido e necessitam de pouca manutenção.
Até à chegada da praga do escaravelho-vermelho-das-palmeiras a Portugal e, geralmente, na jardinagem doméstica, os cuidados da palmeira limitavam-se a uma poda de manutenção a cada um ou dois anos. Atualmente, é recomendável juntar a esta operação um tratamento preventivo contra o escaravelho-vermelho e em breve entenderá porquê.
Em que casos recorrer a um profissional para podar uma palmeira?
Se tem um exemplar desta árvore no seu jardim, é provável que se tenha perguntado como se deve podar uma palmeira. Contamos-lhe como e quando o fazer e as medidas de segurança para que nem você, nem a sua palmeira sofram qualquer dano. O procedimento não é complexo, salvo se tiver uma árvore demasiado alta. Se for o caso, não hesite; recorra a um profissional da poda em altura.
Em que época podar as palmeiras
As três espécies de palmeira mais habituais em Portugal são a tamareira (Phoenix dactylifera), a palmeira-de-leque-mexicana (Washingtonia robusta) e a chamada palmeira-das-canárias (Phoenix canariensis) e todas elas admitem podas em qualquer momento do ano se vive numa zona quente. Em zonas frias, interiores ou altas onde ainda ocorram geadas, é melhor esperar pelo início da primavera para podar a palmeira. Mas sem chegar a que as temperaturas rondem os 20 graus ou os superem. Porquê?
Até à chegada do escaravelho, a época ideal para a poda da palmeira era a primavera ou o verão, em pleno período vegetativo da árvore, para facilitar a cicatrização. No entanto, a praga do escaravelho obrigou a ajustar estas datas. O escaravelho é um inseto que se reproduz dentro da palmeira, dando origem a larvas enormemente destrutivas que se alimentam dos seus tecidos moles. A colonização é iniciada pelos machos, que se deslocam voando ou a pé, em busca de palmeiras enfraquecidas, atraídos pelas cairomonas, uma substância que as feridas das palmeiras segregam devido a golpes ou podas.
Assim, a primeira regra para saber como podar a palmeira é fazê-lo antes que comece o ciclo reprodutivo do escaravelho e com tempo suficientemente ameno para a planta cicatrizar o quanto antes. Se quer saber como proteger a sua palmeira do escaravelho, consulte o nosso artigo sobre o escaravelho.
Como podar as palmeiras
Como dizíamos no início, podar uma palmeira não é demasiado complexo, mas é importante saber com que frequência e quanto deve podar, e a maquinaria ou ferramentas necessárias para o fazer com segurança.
Que folhas das palmeiras podar
Salvo se tiver uma tamareira da qual colha tâmaras ou que necessite de rebaixar a sua árvore por motivos de segurança, a nossa recomendação é que se limite a realizar uma poda de manutenção. Este tipo de poda permite eliminar as folhas secas ou em mau estado, assegurando a saúde da planta, mas sem a enfraquecer.
As folhas que deve podar são aquelas que têm uma cor acastanhada ou amarelada, mas nunca as verdes que estejam em bom estado. As folhas de uma palmeira podem ter um ciclo de vida de 5 a 8 anos e as folhas verdes maduras servem de alimento às novas.
Se a sua palmeira dá frutos ou sementes, também é recomendável podá-los, sobretudo se quiser evitar a proliferação de plantas em zonas pouco propícias e a atração de outras pragas, atraídas pela fruta em decomposição.
Com que frequência podar uma palmeira
Dependendo da espécie de palmeira que tenha, a frequência recomendada para a poda vai de 1 a 3 anos, mas o melhor é que observe a sua palmeira e só corte quando vir que tem folhas secas ou em mau estado.
Ao podar a sua palmeira, corte as folhas pela parte mais próxima possível do tronco sem o danificar com as ferramentas de poda. Além disso, é importante manter o engrossamento natural da palmeira, à medida que cresce, sem realizar cortes que a possam enfraquecer ou afinar o seu estípite, ou tronco.
Deve limpar o tronco das bases das folhas secas ou pecíolos secos, de podas anteriores? A nossa recomendação é que puxe suavemente por eles e retire apenas aqueles que não oferecem resistência. Descascar ou limpar o tronco de uma palmeira é uma operação que só deve ser realizada por um profissional, já que acarreta riscos para a sobrevivência da árvore.
Maquinaria e ferramentas para a poda.
→ As ferramentas necessárias para a poda de palmeiras dependem muito do tipo de palmeira que tenhamos e fundamentalmente do seu tamanho. Se tem uma palmeira-de-leque-mexicana de 1 a 2 metros de altura, poderá podar as suas folhas a partir do solo e com a ajuda de uma tesoura de podar de uma ou duas mãos. Se tem uma tamareira ou palmeira-das-canárias, necessitará de ferramentas mais potentes, desde uma faca de palmeireiro (márcola), um podão curvo (corvellot), um serrote curvo e inclusive uma → motosserra ou → podadora.
Podadoras a bateria, mais eficientes e cómodas que as a gasolina
→ As motosserras de poda de mão ou telescópicas a bateria são as mais adequadas para a poda das folhas mais grossas das palmeiras. A sua velocidade de corte é muito superior à das podadoras a gasolina e por isso permitem fazer um corte mais preciso em menos tempo. Ao serem alimentadas por baterias de lítio, as podadoras a bateria não produzem emissões de gases poluentes e os seus motores são muito mais leves, silenciosos e produzem menos vibrações que a maquinaria a gasolina, o que reduz o cansaço e a dificuldade do trabalho.
Se tem uma palmeira com mais de 4 ou 5 metros de altura, opte por uma podadora telescópica Husqvarna a bateria, uma máquina de alto rendimento e eficiente com um tubo telescópico de até 4 metros, que lhe permite trabalhar comodamente e com total segurança a partir do solo, sem escadas nem riscos. Estas máquinas têm o motor localizado na cabeça, melhorando o seu desempenho e a sua ergonomia. Se ainda não conhece as vantagens da maquinaria a bateria Husqvarna, não perca esta informação.
Procedimentos de segurança na poda de palmeiras
Na Husqvarna estamos conscientes de que trabalhamos num setor com uma alta sinistralidade e por isso desenhamos toda a nossa maquinaria e os nossos equipamentos de proteção individual (EPI) para que jardineiros amadores ou profissionais trabalhem com segurança. Tome consciência dos riscos e evite-os!
- Evite as alturas. As palmeiras podem alcançar os 15 ou 18 metros, pelo que se tem um exemplar grande, confie a poda a um profissional e evite trabalhar a partir de uma escada ou tentar subir pelo tronco.
- Cuidado com as folhas. Especialmente nas tamareiras, os espinhos ou folíolos na base das folhas mais próximas do tronco são extraordinariamente pontiagudos e capazes de perfurar um braço ou uma perna. Tenha o máximo cuidado durante a poda e a remoção da folha.
- Use Equipamento de Proteção Individual (EPI). Na poda das palmeiras é imprescindível usar óculos de proteção, luvas com proteção anticorte e antifuro, proteção auditiva e capacete se podar folhas altas.
- Proteja a sua palmeira e as da vizinhança das pragas. Uma vez realizada a poda, proteja a sua palmeira do escaravelho com um tratamento e consulte a normativa da sua zona para a eliminação adequada dos restos da poda. Lembre-se que têm um alto potencial de atração do escaravelho, pelo que podem ser uma ameaça para outras palmeiras. Nunca os transporte para um ecoponto ou centro de recolha sem os confinar em sacos, ou outros recipientes protetores.


