A CONFAGRI recebeu no passado dia 6 de junho de 2025, na sua sede em Lisboa, o Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Christophe Hansen.

Durante esta visita, a CONFAGRI expressou as preocupações relativas ao futuro do setor agroalimentar nacional e europeu, com especial enfoque na Política Agrícola Comum que deve ser simplificada, autónoma e independente dos fundos da coesão, mantendo e reforçando os seus dois pilares.

Reforçando o papel vital das cooperativas agrícolas para o desenvolvimento da agricultura e fortalecimento da coesão territorial europeia, Idalino Leão, Presidente da CONFAGRI, sublinhou que “precisamos de uma PAC mais forte e mais justa para os agricultores e cooperativas agroalimentares”, apelando ao Comissário Europeu que ajude a construir uma Política Agrícola Comum que responda verdadeiramente às necessidades dos agricultores e cooperativas, assegurando condições para uma produção sustentável, justa e competitiva.

Para Idalino Leão, é absolutamente crucial que a ação de Christophe Hansen caminhe no sentido de garantir que “se volta a apostar na produção”, garantindo total apoio da CONFAGRI no que toca à partilha de conhecimento acumulado das últimas quatro décadas sobre a realidade das cooperativas agrícolas e produtores portugueses.

A visita do Comissário Europeu foi também um oportunidade para dar início às Comemorações dos 40 anos da CONFAGRI ao serviço do desenvolvimento rural, tendo convidado Christophe Hansen para não só descerrar uma placa comemorativa alusiva a este marco, mas também em conjunto com o Presidente da CONFAGRI e com o Ministro da Agricultura e Pescas, plantar um sobreiro comemorativo desta data no jardim das instalações da Confederação.

Também como parte desta cerimónia, deu-se a conhecer alguns dos produtos dos associados da CONFAGRI, como forma de homenagear as quatro décadas de contributo das cooperativas agrícolas para o prestígio do setor agroalimentar nacional.


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)