A sessão “XylOut na FNA: A proteção das culturas no contexto de Uma Só Saúde – Xylella fastidiosa e outras ameaças”, terá lugar no dia 13 de junho, às 14h30, na Sala Tejo, durante as Conversas de Agricultura da Feira Nacional de Agricultura (FNA 2025).

Organizado pelo consórcio: CNCFS – Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos, APPIZÊZERE – Associação de Proteção Integrada e Agricultura Sustentável do Zêzere, CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar, IPN – Instituto Pedro Nunes e Universidade de Coimbra, este evento integra o projeto XylOut, que visa a prevenção, deteção e mitigação de pragas e doenças com potencial devastador, como é o caso da Xylella fastidiosa, no âmbito do conceito integrado de “Uma Só Saúde” (One Health).

A saúde das plantas está no centro dos desafios da agricultura moderna e da sustentabilidade dos sistemas agroalimentares. Esta sessão, promovida pelo projeto XylOut, convida o público a descobrir como a ciência pode apoiar o setor na deteção, monitorização e prevenção de doenças reguladas em espécies do género Prunus, como o pessegueiro e a amendoeira. Combinando dados do terreno, ferramentas moleculares como o DNA ambiental (eDNA) e modelação espacial de risco, os investigadores partilham conhecimento atual sobre ameaças como Xylella fastidiosa e Monilinia fructicola, entre outras. Através de momentos interativos com o público e de uma abordagem integradora inspirada no conceito de Uma Só Saúde, pretende-se promover a literacia científica e o diálogo entre ciência, agricultores e consumidores.

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto «PTDC/ASP-PLA/3145/2021

Consulte o Programa:

SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)