O consumo de gasóleo colorido e marcado utilizado no setor agrícola e florestal está diretamente ligado ao uso de máquinas e equipamentos agrícolas e florestais, sendo um indicador indireto do nível de mecanização do setor.
Este documento pretende fazer a análise do consumo desse combustível, proporcionando uma visão evolutiva, relativamente ao período de 2006 a 2013 e ano de 2024, do nível da mecanização agrícola e florestal do continente e de cada região agrícola, sendo que se disponibiliza também informação desagregada por concelho.
INTRODUÇÃO:
O conhecimento dos níveis de mecanização na agricultura é essencial para o desenvolvimento sustentável. Um dos principais benefícios desse conhecimento é a possibilidade de planear políticas públicas, com definição de estratégias para promover o investimento em tecnologia e infraestruturas e criação de incentivos de modo a contribuir para o aumento da produção agrícola, garantindo maior oferta de alimentos para a população e também o aumento do rendimento dos agricultores.
Em Portugal, o Recenseamento Agrícola é a principal fonte de dados sobre o nível de mecanização agrícola, sendo que para além desta fonte de informação, a análise do consumo de gasóleo colorido e marcado (GCM), também designado como gasóleo agrícola, pode fornecer dados complementares, por o uso deste combustível estar diretamente ligado ao funcionamento de máquinas e equipamentos agrícolas e florestais. Um maior consumo de GCM pode indicar um nível mais elevado de mecanização, já que tratores, ceifeiras e outras máquinas agrícolas e florestais dependem desse recurso para operar (…).
→ Consulte aqui o documento