Os arrozais em Portugal são mais do que simples campos agrícolas — representam ecossistemas vitais que contribuem para a preservação da biodiversidade e a manter o equilíbrio ecológico das zonas húmidas do país.
Para destacar o compromisso dos agricultores com a sustentabilidade, o Centro de Competências do Arroz (COTArroz) lançou recentemente um vídeo que mostra boas práticas ambientais na produção de arroz. A iniciativa demonstra como é possível conciliar a produção agrícola com a proteção da natureza.
Com o título “A Sustentabilidade na Cultura do Arroz”, o vídeo, já disponível no YouTube, reforça o papel ativo do setor agrícola na resposta aos desafios ambientais, através da inovação e da responsabilidade.
A sustentabilidade da cultura do arroz em Portugal é uma questão central para garantir a continuidade e viabilidade deste setor agrícola estratégico para o País. Cultivado principalmente nas bacias do rio Tejo, Sado e Mondego, o arroz não só representa uma importante fonte de rendimento para centenas de agricultores, como também contribui significativamente para a segurança alimentar nacional. Com o objetivo de sensibilizar a sociedade e valorizar as práticas sustentáveis adotadas pelos produtores nacionais, o Centro de Competências do Arroz (COTArroz) desenvolveu um vídeo institucional sobre a sustentabilidade na cultura do arroz.
Através desta iniciativa, o COTArroz pretende informar e envolver a sociedade no esforço coletivo de tornar a nossa agricultura mais sustentável, e mostrar que a cultura do arroz, quando bem gerida, pode ser um exemplo de equilíbrio entre produção alimentar e respeito pela natureza.

