A quarta edição do Dia do Horticultor by AgriNavais – Feira Profissional e Formativa da Póvoa de Varzim encerrou com uma certeza partilhada pelos seus principais mentores, Fernando Ramos e Fátima Gonçalves: “Missão cumprida”.
Organizado pela empresa AgriNavais, o evento revelou-se mais uma vez um ponto de encontro vital entre produtores, técnicos, e entidades da região, num ambiente marcado por entreajuda, partilha de conhecimento e proximidade. A freguesia de Navais, na Póvoa de Varzim, foi palco do evento em meados de maio.
Fernando Ramos e Fátima Gonçalves, os mentores do Dia do Horticultor By AgriNavais – Feira Profissional e Formativa da Póvoa de Varzim
“O que nós planeámos é dar o melhor, foi o que fizemos”, afirma Fernando Ramos. “A adesão do público foi resposta a essa pergunta”, acrescenta, ao ser questionado sobre se a missão estava cumprida. Desde setembro que a equipa se dedica à preparação deste dia tão especial, um esforço que culmina em duas semanas intensas de montagem, logística e organização com o apoio fundamental de voluntários. “Todo este trabalho é feito com voluntários. Pessoas que metem férias para ajudar neste dia. Pessoas que estudam, que trabalham, e que vêm ajudar-nos gratuitamente, e isso é muito bom”, salienta Fátima Gonçalves.
O evento vai muito além de uma simples exposição agrícola. Tem por base a missão de criar um espaço formativo e de celebração, onde os produtores se sentem parte de uma verdadeira comunidade.
“A matriz do evento é focar no profissional e ser um evento de proximidade”, reforça Fátima Gonçalves. “É uma festa (…) mas uma festa de conhecimento, de troca de impressões e de crescimento coletivo”, acrescenta ainda.
Embora organizado por uma empresa privada, o evento nunca perdeu o seu foco humanizado e educativo. A ligação com os agricultores é diária, mas este dia permite um contacto mais descontraído, com tempo para ouvir e partilhar.
“Não sou hipócrita ao dizer que o evento não traz vantagens para a AgriNavais. Traz, mas o que nos move é a satisfação do produtor, do cliente, do amigo”, refere Fernando Ramos. “O reconhecimento do nosso trabalho, até a nível nacional, é fruto de um projeto pensado com paixão”, argumenta ainda o empresário.
A AgriNavais, ao fornecer produtos agrícolas de várias marcas, tem como princípio orientar o agricultor de forma honesta e estratégica, sempre com o objetivo de melhorar a eficiência produtiva.
“Se o produtor estiver aberto a sugestões, nós ajudamos. O importante é produzir mais com menos e aumentar a margem de lucro do produtor”, explica Fernando Ramos.
NutriField distinguida com o prémio de Melhor Stand
A NutriField foi reconhecida durante o Dia do Horticultor by AgriNavais, arrecadando o prémio de Melhor Stand, numa distinção que reforça a dedicação da empresa à inovação e ao apoio técnico no setor agrícola.
“É com muito orgulho que recebemos este prémio,” começa por afirmar Luís Marques, sócio-gerente da NutriField. “Desde o início deste evento que estamos cá, com muita garra, com muito empenho, e de facto é bastante gratificante receber este prémio, fruto do trabalho da nossa colaboradora, quer de campo, quer de marketing”, considera.
Luís Marques sublinha ainda o papel e resposta que define o trabalho da empresa: “O nosso dia-a-dia é, digamos, absorver a preocupação do produtor. Quando nos é apresentado um problema, procuramos arranjar a solução através das nossas empresas representadas”.
O prémio, garante, traz motivação acrescida, mas também responsabilidade. “Dá-nos a responsabilidade de sermos profissionais e o profissionalismo, antes de mais, é preocupar-nos com quem trabalhamos todos os dias. É uma grande responsabilidade chegar ao final do dia e dizer que resolvemos mais um problema a um agricultor”, afirma.
Questionado sobre os desafios do setor, o sócio-gerente da NutriField aponta a necessidade de reforçar a coesão entre produtores e apostar na consistência da qualidade: “Creio que a união faz a força. Devemos produzir com qualidade e tentar ter um produto equivalente a nível nacional. A qualidade pode variar de produtor para produtor e isso não convém”. A aposta no marketing é outra das chaves, segundo o empresário: “Se levarmos uma caixa de tomate da Póvoa de Varzim a outro país, tenho a certeza de que vão querer mais. O nosso produto tem sabor, identidade e valor”.
Com um historial de experiência acumulada no terreno, a NutriField continua a ver no futuro do setor primário um potencial enorme:
“Temos muita experiência adquirida com os agricultores e com as empresas que representamos. E a nossa experiência diz-nos que Portugal tem muito para crescer. Somos fortes em qualidade e temos muito para dar a conhecer”.
TESTEMUNHOS DE ASSUNÇÃO CRISTAS E CAMILO LOURENÇO (via transmissão online)
“Estamos num tempo muito desafiante, mas sei que há coisas que não podem faltar — e não faltam: são os bons produtos e a boa horticultura. Bom trabalho!”
Assunção Cristas, ex- Ministra da Agricultura e do Mar entre 2011 e 2015
“(…) É importante convencer, do outro lado, quanto à qualidade dos vossos produtos. Por exemplo, o facto de terem poucos químicos — são detalhes como estes que ajudam a valorizar o produto. Mas não basta valorizar apenas pelo conteúdo; é preciso também apostar no marketing, na imagem. Esse é um desafio em que eu acredito e pelo qual aposto nos vossos produtos”.
Camilo Lourenço, Jornalista económico e docente universitário
As crianças envolveram-se com entusiasmo, criando uma verdadeira comunidade hortícola.
Concurso de Tomate Coração de Boi
Do programa, para além de palestras e apresentações, houve o Concurso de tomate Coração de Boi composto por um júri que avalia a textura, sabor, tamanho e cor.
Algumas opiniões recolhidas referem que naquela região, Póvoa de Varzim “o tomate às vezes é mal aproveitado, inclusive na restauração devia ser muito mais utilizado.”
Quanto à iniciativa – Concurso de Tomate – a opinião é unânime, “é uma excelente iniciativa, é uma forma de divulgar aquilo que é nosso, o que o nosso concelho produz com qualidade.”
A edição de 2026 já está em preparação
Com mais de 400 visitantes ao longo do dia, o Dia do Horticultor by AgriNavais confirma-se como uma das maiores ações de proximidade agrícola da região.
E o futuro? Questionamos. Fernando Ramos não hesita: “Já está em preparação. A edição de 2026 promete trazer novidades relevantes e contará com um tema que será uma novidade no seio destes eventos formativos”. O nome do evento – Feira Profissional e Formativa da Póvoa de Varzim – inclusive, já se encontra registado.
Ao terminar, o agradecimento é unânime: “Aos voluntários, aos produtores, aos patrocinadores, às entidades, o nosso muito obrigado”, declara Fernando Ramos.
“E em particular à sociedade civil, às crianças e jovens que se envolveram com entusiasmo, criando uma verdadeira comunidade hortícola”, remata Fátima Gonçalves.
→ Leia este e outros artigos completos na Revista Voz do Campo – edição de junho 2025, disponível no formato impresso e digital.
Veja a vídeo-reportagem do Dia do Horticultor by AgriNavais: