Durante a III Semana da Agricultura da UTAD, Rui Alves, da Nutrição 360 – ZOOPAN, foi um dos muitos oradores e abordou o tema da nutrição de precisão, destacando as inovações tecnológicas que estão a transformar o setor primário.
Para Rui Alves, é essencial que os jovens vejam a agricultura e a produção animal sob uma nova ótica, com foco em precisão e inovação. “Apesar de trabalharmos e o futuro deles ser no setor primário, podemos transformar o setor primário num setor inovador, em que cada vez mais a tendência é trabalharmos com precisão, trabalhar com novas tecnologias, trabalhar com uma série de ferramentas que estão à nossa disposição, incluindo a inteligência artificial, para potenciar os resultados das explorações”, afirma.
Rui Alves explica que a nutrição de precisão é fundamental para melhorar os resultados das explorações, garantindo a saúde animal e um menor impacto ambiental. “A nutrição de precisão passa por tudo, passa primeiro por conhecer as necessidades e as reais necessidades em função da espécie, da tipologia de produção e das características dos alimentos usados”, considera.
Além das competências técnicas, Rui Alves acredita que as universidades devem formar profissionais com habilidades inter- pessoais e de personalidade. “Acho que mais do que as competências técnicas e científicas, as universidades devem formar as pessoas com competências pessoais e de personalidade”.
→ Leia a reportagem completa da III Semana da Agricultura da UTAD na Revista Voz do Campo – edição de maio 2025, disponível no formato impresso e digital.
A Revista Voz do Campo voltou a associar-se ao evento e esteve presente durante os quatro dias, registando todos os momentos. Veja aqui:


