O tomate foi escolhido como o “Produto Estrela” da 17ª edição da Fruit Attraction, o grande palco internacional do setor de frutas e hortícolas, que está a decorrer em Madrid, de 30 de setembro a 2 de outubro, sob organização da IFEMA MADRID e da FEPEX.

Entrevista com María José Sánchez – Diretora da Fruit Attraction na abertura da feira:

A Revista Voz do Campo está em Madrid a acompanhar de perto a 17ª edição da Fruit Attraction, um dos maiores eventos internacionais do setor hortofrutícola. No primeiro dia da feira, tivemos a oportunidade de entrevistar María José Sánchez, diretora da Fruit Attraction, que nos falou sobre as novidades desta edição e a crescente importância do certame no panorama agrícola internacional.

Esta será a maior edição de sempre, com um aumento de área expositiva, número de expositores, empresas e países participantes — reflexo da força e da relevância crescente do setor hortofrutícola em Espanha e no mundo.

Tomate é o produto estrela

O tomate, protagonista desta edição, destaca-se como o produto estrela de 2025. Trata-se do legume mais consumido a nível mundial e desempenha um papel central na alimentação diária. Em Espanha, representa 24,23% do consumo de vegetais frescos nos agregados familiares e o consumo per capita é de aproximadamente 12 kg por pessoa por ano em casa e 2 kg fora de casa.

A escolha do tomate como protagonista da edição tem como objetivo valorizar o trabalho do setor produtor e comercializador espanhol. Esta decisão surge num momento estratégico, marcado por uma conjuntura geopolítica desafiante e pela crescente concorrência de países terceiros no mercado da União Europeia.

O setor espanhol do tomate destaca-se ainda pela sua forte vocação exportadora: em 2024, exportou 675.000 toneladas, no valor de 1.100 milhões de euros. Os principais destinos são a Alemanha, França, Reino Unido e Países Baixos.

Com a participação de 2.460 empresas expositoras de 64 países, representando um crescimento de 8,4% em relação a 2024, mais de 78.000 metros quadrados de área de exposição (+10% em relação à edição anterior) e uma expectativa de público de mais de 120.000 profissionais de 150 países, a feira reafirma sua posição como um impulsionador estratégico de negócios, inovação e projeção internacional.

→ Saiba mais em: www.ifema.es/fruit-attraction


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)