A Voz do Campo esteve presente numa reunião de imprensa com a empresa para conhecer todas as novidades.
A BASF marcou presença na Fruit Attraction 2025, em Madrid, reforçando o seu papel como uma das principais impulsionadoras da inovação agrícola, com enfoque especial na sustentabilidade, biotecnologia e desenvolvimento de soluções adaptadas às necessidades reais dos produtores.

Durante a feira, a Revista Voz do Campo participou numa reunião com a equipa da BASF, onde foi possível conhecer de perto os novos projetos, tecnologias e estratégias da empresa para enfrentar os atuais desafios do setor hortofrutícola, dando assim um novo impulso ao setor do melão e da melancia com a iniciativa “The Melonution”, reforçando o seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o crescimento partilhado.
No segmento do tomate, as variedades Beires* e Palmeo* são as mais recentes inclusões a um portefólio resistente ao vírus do rugoso, pensado para produções de média e alta tecnologia.
A BASF lança também o BioSolutions, que reúne todas as suas soluções de proteção de culturas baseadas em produtos biológicos.
Com o lema “Ligar para criar mais valor”, a BASF marca presença na Fruit Attraction, em Madrid, que decorre 30 de setembro a 2 de outubro, convidando os profissionais do setor a estabelecer ligações para criar valor ao longo de toda a cadeia agroalimentar.
Mas a sua proposta vai mais além.
A BASF apresenta-se em Madrid como uma empresa ligada, que oferece soluções integradas — desde a genética das sementes até às ferramentas digitais e à proteção das culturas.
Todas as suas divisões de negócio estarão representadas num único espaço expositivo (Pavilhão 9, stand 9C23).
Entre as principais novidades deste ano, o destaque vai para os melões e melancias, culturas estratégicas que agora concentram sinergias e estratégias sob um conceito único: The Melonution.
“The Melonution é o nosso movimento estratégico para reforçar o setor do melão e da melancia através da inovação, da sustentabilidade e do crescimento partilhado”, afirma Diego Maestre, Global Crop Manager da BASF | Nunhems.
A Melonution assenta em quatro pilares que definiram o caminho para o sucesso da empresa nestas culturas ao longo dos últimos anos.
O primeiro é a produção com qualidade, aliando a resposta às necessidades agronómicas (como o stress biótico e abiótico) às exigências de qualidade organoléptica — reconhecida como identidade da marca, numa única genética.
O resultado é a nova linha de “superplantas” em melões tipo Santa Claus (piel de sapo), por exemplo, liderada pela variedade Izalco.
O caminho para o sucesso também é uma questão de confiança, e, nesse sentido, a BASF | Nunhems defende o aprofundamento ainda maior da colaboração com toda a cadeia. Dessa forma, e graças a parceiros estratégicos, a empresa desenvolveu projetos como Galkia® e Fashion®. Além disso, Diego Maestre destaca também a alta qualidade do seu ‘Premium Universe’, uma linha que acompanha as suas melancias sem sementes.
O terceiro caminho para o sucesso é marcado pela inovação. “Nós criamos novas experiências de consumo”, diz Maestre, apontando duas delas: a sua linha nova de melões (Gaya), com polpa branca asiática, notável vida útil na planta e alto teor de açúcar, e as suas melancias de porção única, incluindo a Takemi.
E, por fim, a versatilidade. A BASF | Nunhems está a desenvolver variedades de melão e melancia adequadas tanto para o consumo fresco quanto para o processamento, respondendo assim às novas exigências dos consumidores e oferecendo alto valor para diversos nichos de mercado. Mas também atendendo à procura por polpa mais firme, que mantém qualidade consistente mesmo nas condições climáticas mais adversas. O conceito ‘dual purpose’ (duplo propósito) é o mais versátil, tendo Bazman e Harmonium como as suas variedades de referência.
Toda a tecnologia em tomates
Juntamente com melões e melancias, os tomates são uma das culturas-chave para a empresa, que continua a incluir novas variedades ao seu portfólio, todas com o denominador comum da resistência ao vírus rugoso (ToBRFV).
Em tomates em cacho, por exemplo, segmento no qual ocupam posição de liderança, ao Cabosur* e Caboluna* foi adicionada a variedade Beires*, que “oferece rendimento extremamente alto”, segundo Ester Serrano, Crop Lead South Europe Tomato Fresh da BASF | Nunhems.
A empresa também foi pioneira em lançar no mercado na última temporada o primeiro tomate solto resistente ao vírus rugoso, Palmeo*, também resistente à Fulvia. Este tomate grande (tamanho GG-GGG-size) destaca-se também pela sua produtividade.
Além disso, a empresa de sementes reforçou a sua linha de tomates tipo ameixa, liderada pela variedade Azovian, a qual será seguida por novas variedades para completar o ciclo, com diferentes tamanhos, assim como a linha Intense®, onde estão focados em NUN 09399 TOF (para exportação) e NUN 06226 TOF (para processamento) para Espanha e Marrocos.
Em tomates cherry, Daivion* é sua variedade de referência na categoria redonda, embora estejam focados no desenvolvimento do segmento cherry plum para produção de média e alta tecnologia. Nesse sentido, adicionaram Purion*, para explorações de média e alta tecnologia, além de Vitalion e Marvelion*. “É uma variedade muito produtiva, com ótima qualidade, aparência e vida útil do fruto”, explica Ester Serrano.
Por fim, continuam a trabalhar para completar a sua gama de porta-enxertos e, nesta campanha, junto com Dreampower e Maaspower*, esperam lançar dois novos porta-enxertos para completar a variedade de níveis de vigor. Todos, naturalmente, resistentes ao vírus rugoso.
BioSolutions da BASF
Com esse novo conceito, a BASF está a reunir uma ampla gama de produtos biológicos de alto desempenho, desenvolvidos para nutrir, fortalecer e proteger as culturas de forma natural. Dessa maneira, a empresa está a a adaptar-se aos novos ciclos da agricultura, seguindo o ritmo da natureza.
Sob essa linha, já fazem parte Serifel® e Velifer®, o primeiro um fungicida de amplo espectro e o segundo um inseticida, ambos de origem microbiana, além do Essenciel®, feito a partir de extratos naturais, com ação fungicida, acaricida e inseticida.
As biosoluções e as que ainda estão por vir, tornam possível enfrentar os crescentes desafios do setor por meio do controle biológico. Graças ao extraordinário poder e inteligência da natureza, a BASF oferece soluções eficazes, confiáveis, sob medida e fáceis de usar.

“A nossa linha de produtos ajuda os agricultores a reduzir resíduos, gerenciar resistências, melhorar a tolerância das culturas ao stress e protegê-las contra pragas e doenças por períodos mais longos, proporcionando maior flexibilidade nas datas de colheita”, explica Arturo Sanz, Gerente de Culturas para Hortaliças da BASF, que refere: “Com tudo isso, estamos a contribuir para um futuro mais sustentável.”
Arturo Sanz acrescenta ainda que “já temos novas soluções prontas para serem incorporadas ao nosso portfólio, permitindo que nos concentremos em pragas significativas para as culturas em estufas”.
A BASF está oferecendo ao setor soluções completas para impulsionar o negócio de frutas e hortícolas de forma eficiente e sustentável, gerando valor em toda a cadeia e alinhada às exigências dos consumidores.
Brevemente mais novidades na Revista Voz do Campo.






