Nuno Serra, secretário-geral da CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal

“O cooperativismo está em crescendo. Por várias razões: Primeiro porque a organização da produção é essencial e em muitos lugares deste país onde há fatores de produção precisam de organização,  organização através das cooperativas e,  portanto têm de ser reconhecidas. Está em crescendo porque temos coesão territorial: É ter cooperativas no terreno que possam realmente dar soluções a todos esses agricultores que, muitas vezes, não conseguem escoar os seus produtos por eles próprios (…). As cooperativas dão resposta a tudo isso. Mas, acima de tudo, o cooperativismo está em crescendo porque se olharmos para grande parte dos países da Europa mais desenvolvidos nas questões rurais, o produto interno bruto rural passa, maioritariamente, por cooperativas. Portanto são as  cooperativas que dinamizam o agroalimentar (….). Começa a haver consciência que as cooperativas são parte da solução para que o mundo rural cresça.

Deve haver incentivos e majorações para que os agricultores se associem mais (…). Temos de começar a fazer como nos outros países: Perceber que aqueles que estão associados têm mais-valias em ir aos projetos, têm majorações nos projetos de investimento e podem ter alguns benefícios futuros através das políticas públicas que os incentivem a associar-se. É preciso olhar para isto”.

Extrato de uma entrevista concedida à Voz do Campo. A entrevista completa será publicada na próxima edição da Revista.


Veja em vídeo a entrevista:


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)