Miguel Minas, professor da Escola Superior de Biociências de Elvas
O professor Miguel Minas, da Escola Superior de Biociências de Elvas, considera que “o maneio alimentar é o fator-chave” na bovinicultura extensiva, sublinhando que “uma boa gestão da condição corporal durante o ciclo produtivo e reprodutivo da vaca é meio caminho andado para o sucesso”. Para o professor, garantir água e alimento suplementar nos períodos de escassez de pastagem é essencial: “E aí é que muitas vezes falhamos. Porque um produtor pode olhar para a alimentação como um custo fixo da sua exploração e na realidade é um investimento que se faz”.
Recordando um ditado popular no Alentejo, afirma que “costuma ser aqui no Alentejo que as vacas parem pela boca. É um ditado muito popular e é muito real. Porque se nós não cuidarmos delas, se elas chegarem magras ao parto, vai ser muito difícil cumprir este intervalo entre partos”.
Extrato da sua intervenção durante o quarto painel, dedicado à Pecuária – A importância da gestão reprodutiva dos rebanhos, no âmbito da 1ª Conferência InovEnsino realizada na Escola Superior de Biociências de Elvas.
Mais desenvolvimento na Revista Voz do Campo, edição de dezembro 2025.
Veja tudo sobre o ciclo de Conferências InovEnsino:
→ Consulte aqui toda a informação

