6.000 agricultores de 15 Estados-Membros da UE estiveram lado a lado no dia 20 de janeiro de 2026, bloqueando as ruas do Bairro Europeu, em (Estrasburgo, França) com 1.000 tratores, numa ação convocada pela FNSEA e apoiada pela COPA-COGECA, para denunciar as consequências devastadoras de uma PAC enfraquecida e fragmentada, de acordos comerciais injustos, da burocracia e da incerteza regulamentar, que travam o investimento sustentável e a renovação geracional, ameaçando a própria sobrevivência e o futuro da agricultura da UE e da segurança alimentar.
Na sequência da mobilização de 18 de dezembro, em Bruxelas, e antes de uma votação crucial sobre comércio no Parlamento Europeu, os agricultores e as cooperativas agrícolas da UE reiteraram o seu forte apelo às instituições europeias para que reinvistam na agricultura, apresentando respostas políticas concretas sobre:
-
Uma PAC forte, comum e devidamente financiada no período pós-2027, juntamente com um Quadro Financeiro Plurianual que ofereça soluções e apoie a competitividade e o crescimento;
-
Um comércio justo e transparente que salvaguarde efetivamente os padrões de produção e os setores mais sensíveis, ao mesmo tempo que contribua para melhorar a competitividade;
-
Uma verdadeira simplificação, melhor regulamentação e uma agenda de segurança jurídica;
-
A inclusão dos fertilizantes no Mecanismo de Ajustamento Carbónico Fronteiriço (CBAM), que é incomportável para a agricultura da UE, uma vez que a UE nunca foi autossuficiente na produção de fertilizantes e continua estruturalmente dependente das importações.
Muitos deputados ao Parlamento Europeu, de todos os partidos políticos, juntaram-se à ação, reconhecendo a urgência das preocupações dos agricultores.
Num contexto de condições de mercado extremamente exigentes, em que os agricultores estão presos a uma compressão de margens entre o aumento dos custos dos fertilizantes e dos fatores de produção e a diminuição dos rendimentos, falta de forma profunda uma visão clara e uma orientação por parte da UE no que diz respeito à agricultura e ao seu futuro.
› Presidente do COPA, Massimiliano Giansanti:
“Quem pensava que a nossa mobilização tinha terminado em Bruxelas estava enganado. Estamos aqui para lutar pelo nosso futuro.
Dizemos NÃO ao Mercosul, NÃO a ameaças que podem destruir os agricultores europeus.
Os deputados do Parlamento Europeu têm o dever de proteger a agricultura da União Europeia.”
Os agricultores e as cooperativas agrícolas da UE são os primeiros a pagar o preço das convulsões e da instabilidade geopolítica. É por isso que não podemos aceitar acordos comerciais desequilibrados e falhados, como o Mercosul. A política comercial não pode continuar a premiar padrões mais baixos enquanto aos agricultores europeus é exigido que façam mais com menos.
A atual incerteza global é uma razão adicional para a UE investir e proteger um setor que está na própria base do projeto europeu, que sustenta as comunidades rurais e fornece aos cidadãos alimentos seguros, de elevada qualidade e nutritivos, bem como ração, combustível e fibras.
As instituições da UE enfrentam agora uma escolha clara: ficar ao lado dos agricultores e das comunidades rurais ou arriscar comprometer o futuro da segurança da UE!
Comunicado COPA-COGECA

SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO
→ SEJA ASSINANTE (clique aqui)
Caso pretenda adquirir ou aceder integralmente a alguma edição em especial, envie-nos o seu pedido por e-mail: assinaturas@vozdocampo.pt
Periodicidade: 11 edições anuais na versão em papel ou digital







































