Bruno Cantinho – Sócio e diretor executivo da Olivogestão
Bruno Cantinho, sócio e diretor executivo da Olivogestão, considera que a evolução do olival em Portugal passou por uma transformação profunda, sobretudo após a entrada de empresários espanhóis no início dos anos 2000. Nas palavras de Bruno Cantinho, a mudança foi mais do que tecnológica: Foi uma mudança de mentalidade. “Temos que agradecer muito a vinda de empresários espanhóis (…) porque encarar a olivicultura de uma forma mais empresarial foi um virar de página”, afirma.
O responsável sublinha que Portugal já tinha potencial natural, com “terra, clima, microclima e condições edafoclimáticas ideais”, mas faltava um olhar mais profissional, acrescentando que a sustentabilidade só se alcança com o equilíbrio entre os três pilares: ambiental, social e económico. “Sustentáveis não é só ambientais, temos que ser sociais e económicos e só o equilíbrio nestes três vértices do triângulo é que está a sustentabilidade (…)”.
Extrato da sua intervenção durante o 3º painel, Azeite e Olival Sustentável em Ecossistemas Mediterrânicos: Abordagem Multidisciplinar, no âmbito da 3ª Conferência InovEnsino realizada na Escola Superior Agrária de Beja.
Na edição de fevereiro, não perca a reportagem completa!
Conteúdo relacionado:
InovEnsino: 4.ª Conferência na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (26 de fevereiro)
SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO
→ SEJA ASSINANTE (clique aqui)
Caso pretenda adquirir ou aceder integralmente a alguma edição em especial, envie-nos o seu pedido por e-mail: assinaturas@vozdocampo.pt
Periodicidade: 11 edições anuais na versão em papel ou digital




































