A Coopaços – Cooperativa Agrícola de Valpaços, CRL foi formalmente constituída em 1980 e está integrada no ramo agrícola do setor cooperativo. Tem natureza polivalente e a sua missão consiste em promover a colocação dos produtos provenientes das explorações agrícolas dos associados nos mercados de consumo, de modo a obter a sua máxima valorização e maior rendimento. Em entrevista o seu presidente, José Vieira, dá a conhecer melhor o trabalho da Cooperativa numa região que enfrenta inúmeros desafios.
Quais são as atividades/produções agrícolas mais representativas na área de intervenção da Cooperativa?
A Coopaços está estruturada em secções distintas que possuem regulamentos internos e organização contabilística próprios, de forma a evidenciar as atividades e os resultados de cada uma delas.
A secção de Aprovisionamento disponibiliza aos seus associados uma diversificada gama de fatores de produção, adubos, rações, sementes, fitofármacos ou maquinaria agrícola, entre outros produtos necessários às explorações agrícolas e pecuárias, garantindo os melhores preços de mercado.
A secção de Produtores de Leite promove, por intermédio da Agros, a recolha e comercialização do leite das salas de ordenha dos seus associados, embora esta secção quase já não tenha expressão porque o número de explorações de leite na região tem vindo a diminuir.
A secção de Produtores de Frutos de Casca Rija recolhe e comercializa amêndoa, castanha, noz e avelã dos seus associados, promovendo a concentração da oferta ao nível da produção e a sua comercialização, garantindo escoamento a estes produtos assim como a respetiva valorização com equilíbrio na respetiva cadeia de valor.
A secção de Produtos de Qualidade, promove e divulga os produtos dos seus associados e é aqui que está integrado o Agrupamento de Produtores de Folar de Valpaços, sendo a Coopaços a Entidade Gestora da Indicação Geográfica Protegida para a produção de Folar de Valpaços IGP e também a detentora da marca Folar de Valpaços.
Foi ainda por intermédio desta secção que no ano de 1994 foi elaborado e submetido ao Ministério da Agricultura o processo para obtenção da Denominação de Origem Protegida (DOP) da Castanha da Padrela.
Com quantos associados conta?
A Coopaços tem atualmente com 1449 associados, dos quais 105 são produtores de castanha, 800 são produtores de amêndoa, 18 são produtores de Folar de Valpaços IGP.
Qual é o perfil desses produtores?
Os associados da Coopaços são pequenos agricultores, na sua maioria com agricultura familiar, sendo que a área media por exploração não ultrapassa os 3 hectares. Cerca de 70% dos nossos associados têm idade superior a 55 anos e perto de 40% já ultrapassaram os 65 anos.
Quais os principais serviços que a Cooperativa presta aos seus associados?
A secção de Prestação de Serviços (Departamento técnico) presta serviços de Aconselhamento Agrícola; Recolha e preenchimento de candidaturas a ajudas no âmbito do pedido único (Subsídio agrícola); Elaboração, submissão e acompanhamento de candidaturas no âmbito do PDR2020; Apoio na elaboração e submissão de processos de licenciamento das explorações pecuárias no âmbito do Novo Regime do Exercício da Atividade Pecuária (NREAP) e formação profissional, disponibilizando cursos profissionais (gratuitos) relacionados com a sua área de intervenção, o que permite uma maior capacitação dos associados, nas diversas áreas da agricultura (…).
→ Leia a entrevista completa na edição de março 2023 da Revista Voz do Campo.



