A sua realização num local real de trabalho é um dos principais atrativos que o monográfico oferece, tanto para os expositores, que podem mostrar o funcionamento dos seus produtos, como para os visitantes profissionais, que têm a possibilidade de comprovar in situ as vantagens e possibilidades que estes lhes oferecem para o desempenho da sua atividade.
Numa zona do monte preparada para o efeito ou nas próprias parcelas das empresas expositoras, serão realizadas demonstrações, entre outras, de processadoras florestais e de lenha, serrarias portáteis de troncos, trituradoras compactas e de grande volume, guinchos, manipuladores telescópicos, sistemas automáticos de bloqueio e libertação de estacas, tensores automáticos de estacas, robôs destroçadores e ceifeiros (alguns com autocontrolo), básculas para gruas florestais, simuladores de processadoras florestais, gruas robotizadas e consolas para este tipo de gruas, biotrituradoras, destroçadoras de controlo remoto, equipamentos de pulverização de gordura, carregadoras de rastos com trituradora florestal ou minicarregadoras.
Juntar-se-ão ainda demonstrações de motosserras, de corte em altura, mudança de óleo de um motor com o sistema fast oil versus mudança de óleo tradicional, arte floral, instalações de jardins verticais ou preparação de amostras polínicas de diferentes méis.
Estas demonstrações, às quais poderão ainda juntar-se algumas máquinas e entidades mais, estarão a cargo das empresas Aroz Berri, Axion Stocks Service, Cardelle Hidráulica, Ence, Europa Parts, Grupo Torneiro, Husqvarna, Iberfores, Industrias Guerra, Internaco, J.J.E. Hernández - Hersan Wood-Mizer Espanha, Millasur, Murat, Rodicar, Svmac, Talleres Turquino e Green Mowers, além da Axencia Galega da Calidade Alimentaria (Agacal).
Exibições, workshops e testes de produto
Por outro lado, o programa da Galiforest Abanca 2026 acolherá exibições mais lúdicas, workshops, testes de produto e exposições, podendo os visitantes participar em algumas delas com os devidos equipamentos de segurança.
Assim, haverá espetáculos e demonstrações de entalhe de madeira e de realização de esculturas com motosserra por parte da Husqvarna, Phil Nobel, Emak e Stihl. Esta última permitirá ainda realizar testes de motosserras profissionais e também programará exibições do conhecido como desporto da madeira “Stihl® Timbersports® Series”, nas quais serão desenvolvidas as diferentes modalidades deste desporto, que são corte de tronco na vertical e na horizontal, em velocidade, com serra manual, corte em altura e com protótipo.
Além disso, por parte da Agacal haverá algumas exposições, como a dedicada à vida na colmeia ou à mostra de ecoesferas, e também workshops, como o de enxertia.