INTRODUÇÃO: A cadeia produtiva avícola representa uma das principais atividades do setor agropecuário. O Instituto Nacional de Estatística (INE) estima que a produção de carne aumentou 3,2%, relativamente a 2016, devido essencialmente ao desenvolvimento do sistema de agricultura familiar, com o aumento de 4,9% da produção de aves de capoeira no mesmo período. Apesar do último ano ser “globalmente positivo” segundo o INE, o grau de autoaprovisionamento dos principais produtos agrícolas e agroalimentares em Portugal é insuficiente, nomeadamente, pela dependência da importação de cereais para a indústria de rações.

Em 2017, a produção de rações industriais compostas para animais na União Europeia (28) alcançou um nível estimado de 156,7 milhões de toneladas, ou seja, mais 0,2% que em 2016. Representando as rações para as aves 44% do total produzido mundialmente.

A produção agroalimentar mundial apresenta perdas de aproximadamente 30% dos alimentos produzidos, antes de chegar ao consumidor, nomeadamente, na produção de hortícolas e de frutas, que têm perdas que atingem os 45%.

↓ Consulte abaixo o artigo completo publicado na Revista Voz do Campo, edição nº218 de 2018:

Subscreva a nossa revista e receba todos os meses artigos exclusivos: