O setor hortofrutícola debate-se atualmente com uma preocupação e pressão dos mercados relativamente à sustentabilidade.

Questões como: Qual e como usar a embalagem primária ecológica mais adequada? Como ser mais sustentável na embalagem e na logística dos produtos agroalimentares? Como utilizar de forma eficiente embalagens inteligente e/ou ativa? Como tornar mais seguro o ambiente digital da empresa? Como reduzir e valorizar desperdícios com vista à melhoria da eficiência produtiva e redução dos impactes ambientais? Como melhorar a capacidade de inovação de base científica e tecnológica da empresa? São hoje colocadas às empresas do setor, que terão que adaptar os seus procedimentos, técnicas e tecnologias para se manterem competitivas num mercado cada vez mais exigente. Soluções para que as empresas aumentem a sua produtividade, eficácia e, eficiência ao nível da indústria 4.0 e economia circular, são atualmente requeridas para tornar as empresas mais competitivas e valorizadas através de boas práticas mais sustentáveis em termos ambientais, económicos e sociais, em mercados mais sofisticados.

O projeto S4AGRO (www.s4agro.pt) visa qualificar as PME do setor agroindustrial, num conjunto de fileiras, entre as quais a dos produtos hortofrutícolas, para a adoção de soluções inovadoras e sustentáveis, que permitam aumentar a sua produtividade, eficácia e eficiência ao nível da indústria 4.0 e economia circular. Para tal, no âmbito das atividades do projeto, pretende-se identificar e disseminar junto das PME do setor agroindustrial, boas práticas na utilização de embalagens primárias (ecológicas) e secundárias (recicláveis e/ou reutilizáveis) sustentáveis e os fatores críticos à aplicação destas e as práticas logísticas mais eficazes. Neste contexto, encontram-se também as tecnologias inovadoras e boas práticas em utilização de embalagens inteligentes e/ou ativas. Aborda igualmente a cibersegurança, visando identificar fatores críticos para a segurança de sistemas informáticos e qualificação para a aplicação de boas práticas. Destina-se também à identificação e caraterização de pontos geradores de desperdício e à definição de soluções inovadoras para o seu aproveitamento com vista à melhoria da eficiência produtiva e redução dos impactes ambientais. Visa ainda, permitir, divulgar e facilitar o acesso a processos de capacitação para a introdução de inovação de base científica e tecnológica com o intuito de capacitar PME para acelerar a adoção da Indústria 4.0.

O consórcio é liderado pela Universidade da Beira Interior (UBI), e composto pela Universidade de Évora (UÉvora), Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster).

Trata-se de um projeto financiado no âmbito do COMPETE 2020, Aviso n.º 02/ SIAC/2019 pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação. Projeto n.º 46425. O projeto encontra-se sedeado no C-MAST – Centre for Mechanical and Aerospace Science and Technologies da UBI. O projeto iniciou-se em abril de 2020 e decorrerá até abril de 2023. O projeto é composto por um conjunto de atividades cujos resultados se perspetivam com impacto positivo no setor hortofrutícola:

AT1 – Embalagem primária:

Identificar e disseminar junto das PME do setor, boas práticas na utilização de embalagens primárias sustentáveis (ecológicas) e os fatores críticos à sua aplicação, potenciando a sua progressão na cadeia de valor por via:

·Qualificação da oferta dos seus produtos;

·Preparação para o cumprimento de regulamentos futuros que venham a colocar restrições ao nível do impacto ambiental das embalagens. Neste sentido, as ações desenvolvidas no âmbito desta atividade residiram em:

·Benchmarking internacional para identificação de tecnologia aplicada à embalagem primária sustentável [Manualᵃ]; ·Estudo de boas práticas de embalagens sustentáveis (ecológicas) para produto final [Manualᵇ];

·Produção de vídeos que mostrem produtos e processos produtivos com recurso às embalagens primárias sustentáveis (ecológicas);

·Produção de conferências realizadas em tempo real via Internet (webinars) de capacitação para a utilização de embalagens primárias sustentáveis. [Ver Eventos¹].

AT2 – Embalagem secundária:

Identificar e disseminar junto das PME do setor, boas práticas em utilização de embalagens secundárias sustentáveis (recicláveis e/ou reutilizáveis) e as práticas logísticas mais eficazes por cada setor.

Nesta atividade encontram-se a ser desenvolvidas as ações:

·Identificação dos fatores críticos para a eficiência logística na embalagem secundária e no transporte de produtos agroalimentares e recolha e divulgação de boas práticas;

·Estudo de boas práticas em embalagens secundárias sustentáveis e na logística;

·Roadshow de disseminação em 3 eventos do agroalimentar nacional (presença em seminários, congressos ou workshops para disseminação de resultados);

·Produção de vídeos que mostrem processos logísticos com recurso às embalagens secundárias sustentáveis (recicláveis e/ou reutilizáveis).


  • AT1 Embalagem primária.

  • AT2 Embalagem secundária.

  • AT3 Embalagem inteligente e/ou ativa.

  • AT4 Cibersegurança.

  • AT5 Redução e valorização de desperdícios.

  • AT6 Atividades de Inovação de base Científica & Tecnológica.


AT3 – Embalagem inteligente e/ou ativa:

Identificar e disseminar junto das PME do setor tecnologias inovadoras e boas práticas em utilização de embalagens inteligentes e/ ou ativa no setor agroalimentar.

As ações desenvolvidas são:

·Benchmarking internacional para identificação de tecnologia aplicada à embalagem inteligente e/ou ativa [Manualᶜ]; ·Estudo de boas práticas de embalagem inteligente [Manualᵈ¹] e/ou ativa [Manualᵈ²];

·Organização de Conferência e mostra de Boas práticas em embalagem inteligente e/ ou ativa e sustentável para a cadeia de valor da indústria agroindustrial (International Congress S4Agro, Castelo Branco, Portugal, 2 – 3/03/2023);

·Produção de vídeos que mostrem produtos e processos produtivos e logísticos com recurso às embalagens inteligentes e/ou ativa.

AT4 – Cibersegurança:

Identificar fatores críticos para a segurança de sistemas informáticos nas PME e qualificálas para a aplicação de boas práticas.

Esta atividade incorpora a realização das seguintes ações:

·Estudo de fatores críticos para a Cibersegurança em PME [Manualᵉ];

·Ferramenta informática para autodiagnóstico de risco em Cibersegurança;

·Guia de boas práticas para reforço da Cibersegurança das PME [Booklet];

·Roadshow de capacitação das PME do setor para a Cibersegurança;

·Publicação de ficheiros multimédia na Internet com possibilidade de acompanhamento de atualização de conteúdos pelos utilizadores.

AT5 – Redução e valorização de desperdícios:

Identificar e caraterizar pontos geradores de desperdício das indústrias agroalimentares e apresentar soluções inovadoras para o seu aproveitamento com vista à melhoria da eficiência produtiva e redução dos impactes ambientais.

As ações desenvolvidas no âmbito desta atividade residiram em:

·Visitas a empresas e centros de I&D em diminuição do desperdício no setor agroalimentar;

·Diagnóstico do desperdício identificação dos principais pontos de produção de desperdício (matérias-primas até ao produto final);

·Casos de estudo por setor para aplicação das metodologias mais adequadas para reduzir e valorizar o desperdício;

·Guias de boas práticas em aproveitamento de desperdícios;

·Vídeos de boas práticas de redução/ valorização de desperdícios;

·Campanha de marketing digital para disseminação de conhecimento e ferramentas apoio para melhorar o desempenho produtivo pela redução e valorização de desperdícios.

AT6 – Atividades de Inovação de base Científica & Tecnológica:

Permitir, divulgar e facilitar às empresas o acesso a processos de capacitação para a introdução de inovação de base Científica & Tecnológica com o intuito de capacitar as PME para acelerar a adoção da Indústria 4.0.

As ações desenvolvidas no âmbito desta atividade residiram em:

·Estudo de fundamentação e de desenvolvimento de um modelo de capacitação institucional para PMEs na área da inovação de base Cientifica e Tecnológica;

·Concurso S4Agro de inovação e capacitação (business; innovation solution²);

·Evento de atribuição de prémios e divulgação do modelo de capacitação com mostra dos casos de estudo a concurso.

Em suma, existe uma necessidade crescente da aplicação de novas técnicas e tecnologias na agricultura para que o desenvolvimento do planeta seja o mais sustentável quanto possível. Apesar de já existirem diversas tecnologias na área, são inegáveis as dificuldades e constrangimentos da aplicação destes sistemas tecnológicos às situações reais e dinâmicas que caracterizam a agricultura, sendo por esse motivo necessário direcionar a investigação e aumentar o investimento neste âmbito.

Mais informações e detalhes do projeto S4Agro encontram-se disponíveis em: www.s4agro.pt.

Autoria:
Pedro Dinis Gaspar
Professor
Coordenador Global S4Agro
Universidade da Beira Interior

https://s4agro.pt/results/Rel_AT1_Benchmarking_Embalagens_Primarias.pdf [Manualᵃ] https://s4agro.pt/results/RelAT1_Boas%20Praticas_Embalagens_Primarias.pdf [Manualᵇ] https://s4agro.pt/results/Rel_AT3_Benchmarking_Smart_Ative_Packaging_v2.pdf [Manualᶜ] https://s4agro.pt/results/RelAT3_EmbalagensInteligentes_ProdutosHortofruticolas.pdf [Manualᵈ¹] https://s4agro.pt/results/RelAT3_EmbalagensAtivas_ProdutosHortofruticolas.pdf [Manualᵈ²] https://s4agro.pt/results/Estudo_Factores%20Criticos_para_a_Cibeseguranca.pdf [Manualᵉ] https://s4agro.pt/results/Boas_praticas_Cibeseguranca.pdf  [Booklet] | 1https://s4agro.pt/eventos | 2https://s4agro.pt/concurso-s4agro


→ Artigo completo publicado na edição de junho 2022 da Revista Voz do Campo.

Subscreva a Revista Voz do Campo e leia artigos exclusivos todos os meses: