A Agroglobal 2023, a maior feira agrícola em Portugal exclusivamente dedicada a profissionais do sector em Portugal, realiza-se este ano no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de 5 a 7 de setembro.

A edição de 2023 foi concebida para que o evento seja “cada vez mais Agroglobal”, com várias novidades associadas à transformação digital e à sustentabilidade, mas em que a essência e a dinâmica da feira se mantêm. De forma a criar condições para acolher o certame, o espaço do Centro Nacional de Exposições teve de sofrer adaptações para as várias demonstrações que vão decorrer no recinto.

O evento contará com cerca de 280 empresas participantes e com uma área de 100 hectares.

A Agroglobal tem instalados campos permanentes de vinha, olival, amendoal, aveleiras, nogueiras e pomares de maçã e pera. Existirá também uma mostra de espécies florestais com eucaliptos, pinheiros, sobreiros, castanheiros e carvalhos.

A organização construiu uma “Agro Arena” onde vão operar máquinas e equipamentos de mobilizações de solo e máquinas florestais.

Na zona de Campos de Cultivo, num espaço contíguo ao CNEMA, os agricultores podem realizar visitas guiadas a culturas como milho, tomate, pimento, arroz (com rega gota a gota), cânhamo, grão-de-bico, feijão e culturas regenerativas (plantas melhoradoras do solo), assim como observar demonstrações com drones, colheitas ou sistemas de rega.

Para transportar os interessados ao local a organização disponibiliza vários “Shuttles” que funcionarão ao longo de todo o dia.

Debate na Agroglobal

Simultaneamente, a Agroglobal vai ser palco de congressos, conferências, colóquios e workshops, nos auditórios preparados para o efeito.

A Conferência InternacionaL de Cereais, o III Congresso Ibérico Agropecuário, o Prémio CAP de Jovem Agricultor e a apresentação do livro “Criar Valor na Vinha e no Vinho”, de José Ramalho Fontes e Fernando Bianchi de Aguiar, estarão em destaque.

Outros temas de relevo como o carbono, a sustentabilidade, a escassez de água, a transformação digital, frutos secos, floresta e PEPAC, vão ter também lugar durante a Agroglobal.

Internacionalização da Agroglobal

Tornar o evento mais internacional  é outro dos objetivos da organização. Exemplo disso mesmo é a presença institucional de Angola, que apoia a participação de várias empresas que estarão em Portugal à procura de parcerias e troca de experiências.

Recorde-se que Angola aposta neste momento no desenvolvimento do setor agropecuário como motor de desenvolvimento socioeconómico do país, sendo que neste evento vai divulgar o plano de investimento no setor dos cereais com o Fórum do Planagrão – Progrão Angola-Portugal.

Também outras nacionalidades, europeias, norte e sul americanas e africanas, marcarão presença na Agroglobal.

Serão três dias dedicados ao agronegócio num ambiente informal, mas com demonstrações, discussões técnicas, com a presença dos principais “players” do mercado, ente campos e culturas agrícolas.

O certame decorre todos os dias entre as 09h30 e as 18h0 e é exclusivamente para profissionais, sendo a entrada por convite.

  • Missão:

 A maior feira agrícola nacional, com a presença de toda a fileira de uma forma 100% profissional. Um ambiente de partilha de conhecimento visando o agro-negócio.


  • Visão:

Um formato a “3 dimensões”, dinâmico e interativo, nos campos excecionais da lezíria do Tejo.


  • Valores:

AgroGlobal valoriza o saber de experiência feito de gerações de agricultores, mas, ao mesmo tempo, exibe os meios tecnológicos e científicos que um enorme conjunto de empresas coloca à disposição do setor de forma permanentemente renovada.A Agroglobal está de regresso e, desta vez, será realizada no CNEMA, em Santarém. Conforme salienta a organização, “estaremos num novo espaço, mas totalmente comprometidos em mantermos o modelo da feira e sermos cada vez mais Agroglobal”.

Contamos com a presença de todas as empresas relacionadas com o agronegócio, que darão o seu melhor contributo na dinamização deste evento

A entidade acrescenta ainda que “o novo ponto de encontro será, onde, juntos, faremos história no percurso deste certame e tornaremos memorável a sua IX edição”.

À semelhança de todas as edições anteriores a Revista Voz do Campo estará presente neste evento.

Participe, descarregando aqui o boletim de inscrição e aqui o manual do expositor.

» Programa Geral de Seminários (clique aqui)

→ Mais informação: www.agroglobal.pt


Entrevista relacionada:

Entrevista a Paulo Fardilha, diretor geral da Agroglobal