5.º Simpósio Nacional de Fruticultura vai realizar-se nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2023 e terá lugar no recém inaugurado hotel Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel.

Um projeto do arquiteto Souto Moura, vencedor do prémio Pritzker 2011, este hotel de 5 estrelas está inserido no ambiente único do Claustro do Rachadouro, perfeitamente integrado no Mosteiro de Alcobaça, uma das Sete Maravilhas de Portugal e classificado como Monumento Nacional e como Património da Humanidade pela UNESCO.

Este 5.º Simpósio volta a Alcobaça, e ao mosteiro, onde os monges cistercienses desenvolveram inovação e tecnologia, especialmente ao nível do regadio que estabeleceu as bases de uma agricultura avançada e competitiva nesta região. Este trabalho deixou o caminho aberto para que mais tarde nascesse aqui a maior Cooperativa Agrícola do país (Cooperativa Agrícola de Alcobaça) em 1932 e o Prof. Joaquim Vieira Natividade criasse em 1937, o Departamento de Pomologia da Estação Agronómica Nacional que virá mais tarde a dar origem à Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade.

De Alcobaça saíram e continuam a sair as orientações técnico-científicas para uma fruticultura competitiva e moderna e que durante muitas décadas formou e capacitou inúmeros técnicos que se espalharam por todo o país.

A sala onde decorrerá o evento será o salão de eventos onde se encontrava a antiga Biblioteca do Mosteiro com decoração dos arquitetos Souto Moura e Siza Vieira.

Informa-se que as inscrições no simpósio só serão consideradas após pagamento, sendo que o prazo termina já amanhã, dia 31 de janeiro (agradece-se que os comprovativos de pagamento das inscrições seja enviado para tesoureiro@aphorticultura.pt).

→Ver programa

Consulte toda a informação em: