A área geográfica de influência da Associação de Produtores de Batata-doce de Aljezur centra-se neste município e no limítrofe de Odemira, sendo coincidente com a Indicação Geográfica Protegida (IGP) ‘Batata-doce de Aljezur’.

Foi criada com o principal propósito de estabelecer as regras de produção, visando garantir ao consumidor a autenticidade do produto e ao produtor um aumento de rendimento por via da valorização da sua produção.

Importa frisar que é nesta região que a produção de batata-doce tem maior tradição no nosso país e uma das preocupações da Associação é que este nome não seja usado em batata produzida noutros locais e noutras variedades que não a ‘Lira’, aquela que está na base da IGP.

A ‘Lira’ é uma batata com alto poder de conservação (conseguindo conservar-se quase até ao verão, mantém a consistência depois de cozinhada), mantém a consistência depois de cozinhada; é doce (mais que a maioria das variedades), além de todas as outras características benéficas da batata-doce. É desta forma que a define o presidente da APBDA, Manuel Marreiros.

A atividade da Associação passa pela aquisição da batata-doce aos seus associados e posterior comercialização. Pelo meio procede ainda ao acompanhamento da produção e da certificação (…).

Leia a reportagem completa na edição de novembro 2022 •