Atualmente fala-se muito nos aumentos dos custos energéticos e na inflação, assim como na subida de juros, os prolongados meses de seca e a pesada ameaça da guerra. Todos estes aspetos criam um sentimento negativo na economia que pode resultar num abrandamento generalizado nos investimentos que se fazem no setor agrícola bem como em todos os outros.

É preciso, portanto, considerar que um empresário agrícola enfrenta todo um conjunto de novos desafios, pois juntamente a este contexto e enquadramento atual, é necessário contabilizar também os desafios normais do dia-a-dia

Como em qualquer crise, há oportunidades locais que surgem quando falham as cadeias de fornecimento globais. Isto já é visível em muitas culturas e diversos sistemas de produção onde os preços de bens agrícolas já viram aumentos bastante significativos.

Assim, acreditamos que o setor primário, bem como qualquer setor produtivo, pode encontrar oportunidades neste momento e as soluções que temos vindo a desenvolver e a comercializar estão muito alinhadas com esta nova fase que os agricultores vão enfrentar.

Toda a gama da COTESI é essencial para um setor agrícola produtivo pois com ela pode-se produzir, proteger e por fim enfardar, embalar ou armazenar e transportar. 

Para além disto, os nossos produtos, com o seu constante melhoramento técnico, permitem igualmente reduções ao nível da mão-de-obra, custos energéticos, perdas hídricas, a utilização de químicos e/ou as mexidas que se fazem no solo. Práticas cada vez mais alinhadas com o que será uma linha de trabalho de futuro.

Durante 2022 e 2023, a Cotesi irá também lançar novos produtos de génese inovadora que tentam ir ao encontro das grandes preocupações dos produtores, mas vai também continuar a apostar nos produtos e soluções que já comercializa.

Autor:
COTESI S.A.

Subscreva aqui a Revista Voz do Campo: