Luis Planas disse que deve haver azeite suficiente para atender à procura nacional e internacional, mas alertou que todo o setor precisa trabalhar em conjunto

O ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação da Espanha pediu a todas as partes interessadas da nação olive oil procadeia de produção para permanecer unida e cooperar em tempos de significativa instabilidade do preço do azeite.

Luis Planas disse que os preços do azeite aumentaram 45% no ano passado, o que ele alertou que pode se traduzir em um menor apelo do produto entre as famílias.

Ele acrescentou que um “gourmet” disponível apenas para alguns consumidores não seria bom para o setor de azeite. No ambiente atual, disse ele, a indústria deve agir para “evitar picos de preços.”

Entre os impulsionadores do aumento contínuo do preço do azeite está o colheita excepcionalmente baixa esperado em toda a Espanha, o maior país produtor de azeite do mundo.

Além disso, a inflação e a incerteza contínua nos mercados globais de oleaginosas resultaram em uma situação de mercado sem precedentes para o azeite.

“Estamos a viver um momento totalmente sem precedentes. O azeite nunca teve um preço tão alto ”, disse Juan Vilar, consultor estratégico. Olive Oil Times numa entrevista em outubro 2022.

As últimas estimativas oficiais dos governos nacional e andaluzia calculam que olive oil pro-produção atingirá algo entre 700,000 e 800,000 toneladas. Enquanto isso, os estoques nacionais de azeite ultrapassam ligeiramente as 400,000 toneladas.

Perante estes volumes, Planas tranquilizou os consumidores espanhóis, confirmando que haveria azeite suficiente para consumo interno e exportação.

Os números do Conselho Oleícola Internacional mostram que o consumo de azeite na Espanha atingiu aproximadamente 510,000 toneladas na safra 2021/22.

Numa reunião para a apresentação de um livro de base científica sobre azeite e saúde promovido pela Fundación Patrimonio Comunal Olivarero e pela Organização Interprofissional Espanhola de Azeite, Planas referiu ainda que procura “com otimismo com o futuro do setor, tanto para o produto quanto para quem está por trás dele.”

“Acho que é crucial que todas as partes do setor de azeite… estejam unidas para garantir que tirem o máximo proveito deste produto ”, acrescentou.

Vários líderes da indústria de azeite expressaram repetidamente preocupações semelhantes nos últimos dias.

Adoración Blanque, presidente do capítulo de Almería da Asociación Agraria de Jóvenes Agricultores – ASAJA ALMERÍA, disse que a motivação para o aumento de preços “deve-se, em parte, à redução excessiva do colheita no resto da Andaluzia. “

“Porém, devemos ressaltar que se o preço na origem é muito alto, para o consumidor também é alto, então o consumo pode ser afetado”, acrescentou.

Produtores da Espanha e de outros mercados relevantes, como a Itália, também lamentam custos de produção mais altos, inclusive para eletricidade, combustível, fertilizantes, pesticidas, embalagens, rótulos, logística e marketing.

No entanto, Planas manteve o otimismo em seu discurso e enfatizou a necessidade de educar os consumidores sobre o azeite.

Ele concluiu que ainda há um potencial notável para o crescimento do setor, já que o azeite representa apenas 3% das gorduras comestíveis consumidas globalmente.