Vinte e dois novos esquemas de conservação para aves de terras agrícolas são o resultado final obtido pela iniciativa Birds@Farmland da Comissão Europeia.

O projeto conclui que as aves de terras agrícolas estão em grande declínio em toda a Europa, sendo a sua conservação um requisito da Directiva Aves, e a Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030.

Esta estratégia estabelece objetivos ambiciosos para restaurar as populações de aves das terras agrícolas. Para apoiar estes esforços de conservação e restauro, a nova Política Agrícola Comum (PAC) tem disposições especiais e apresenta uma série de instrumentos e opções aos Estados-Membros, que por sua vez decidem a melhor forma desenvolver os agricultores na prossecução destes objetivos.

A iniciativa Birds@Farmland (B@F) foi implementada em 2020 com o objetivo de apoiar 10 Estados Membros na conservação de aves de terras agrícolas e de os integrar nos Planos Estratégicos Nacionais (PE) no âmbito da (CS) de acordo com o previsto na nova Política Agrícola Comum (PAC).

Consulte os resultados finais: