A batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam.), uma planta originária da América do Sul e Central, é uma dicotiledónea que pertence à família Convolvulaceae.

A produção de batata-doce no nosso país encontra-se distribuída principalmente por todas as regiões do litoral, mas aquelas em que existe uma maior centralização da cultura é a zona do Parque Natural Sudoeste Alentejano, Costa Vicentina e Estremadura.

A temperatura ótima de crescimento da batata-doce situa-se entre 20 e 30°C, no entanto, temperaturas noturnas entre 15 e 20°C são benéficas ao seu crescimento. As temperaturas elevadas durante o dia aumentam o crescimento vegetativo e a produção de açúcar, ao mesmo tempo que, as temperaturas noturnas potenciam o crescimento das raízes de reserva e a produção de amido.

A cultura da batata-doce desenvolve-se preferencialmente em solos bem drenados e com bom arejamento. No entanto, a batata-doce consegue desenvolver-se em qualquer tipo de solo, mas estas condições facilitam o crescimento lateral das raízes, o que irá evitar a formação de batatas-doces tortas.

O pH ideal do solo situa-se entre 5,6 e 6,5, mas a cultura suporta um pH mais baixo, possuindo ainda uma resistência média à salinidade do solo.

Embora não seja uma cultura muito complexa do ponto de vista fitossanitário, existem algumas doenças que acometem esta cultura, quando existem condições climáticas propícias, como é o caso da sarna da batatadoce (Monilochaetes infuscans), podridões, entre outras. A Fitolivos e o seu parceiro Arvensis possuem diversas soluções para a cultura da batata-doce.

A aplicação de produtos que aumentem a resistência perante doenças, bem como de produtos que promovam o aumento da produção e do calibre, suprimindo carências nutricionais e atenuando stresses abióticos, são a complementação de uma estratégia equilibrada para a cultura da batata-doce.

LIGNOMIX

O Lignomix é uma mistura de extratos vegetais com nutrientes selecionados tais como cobre, zinco e manganês, que se encontram complexados com lignosulfonato de alumínio, o que lhe confere propriedades estimuladoras de fitoalexinas e que atuam na autodefesa da planta.

As fitoalexinas são compostos antimicrobianos que se acumulam nas zonas envolventes à infeção, sendo tóxicas para um largo espectro de fungos e bactérias patogénicas. O Lignomix é facilmente assimilável pelas folhas, ramos e raiz e possui uma forte sistemia ascendente e descendente na planta. O efeito acumulativo que se obtém pela realização de várias aplicações melhora consideravelmente o resultado de autodefesa por parte da planta, através dos metabolitos secundários.

GLOPPER

O Glopper é um corretor orgânico de cobre, complexado com ácido glucónico, o agente complexante mais específico para este metal.

Este produto é 100 % complexado para prevenir e corrigir de maneira mais rápida e eficaz estados de carências e desequilíbrios ou deficiência na assimilação do cobre.

O cobre presente no Glopper atua como catalisador de numerosas reações enzimáticas, formando parte do grupo de numerosas proteínas, assim como catalisador do sistema de transporte de eletrões na fotossíntese.

O Glopper favorece a utilização e a assimilação do azoto bem como a síntese de proteínas por parte das plantas. O Glopper contém cobre (Cu) complexado 5,5 % p/p.

O Glopper intervém na produção de fitoalexinas e na síntese de lignina, o que aumenta a capacidade de conferir a autodefesa, já anteriormente referida. O ácido glucónico pertence ao grupo dos ácidos polihidroxicarboxilicos, o que apresenta uma grande solubilidade nos fluidos biológicos e é totalmente biodegradável na planta e no solo.

Devido à sua capacidade sistémica, tem a capacidade de se incorporar de uma forma imediata no sistema vascular, protegendo as células das paredes interiores dos vasos condutores da seiva.

Sendo de natureza orgânica e concebido para aplicação foliar, pela sua natureza sistémica o Glopper garante a translocação do elemento cobre a todas as partes da planta.

Artigo completo publicado na Revista Voz do Campo – edição de novembro de 2022.

Autoria:
Arvensis Agro

Distribuído em Portugal por:

Fontes:
https://snaa.dgav.pt
https://culturasemergentes.ajap.pt
https://projects.iniav.pt