O amor de hortelão é uma espécie espontânea que encontramos em todo o território nacional.

No Alto Alentejo (região onde centramos o nosso estudo), nas caminhadas pelo campo facilmente deparamo-nos com esta planta com propriedades colantes, revestida por pelos gancheados e de sensação tátil áspera, que se faz notar, mesmo que passe despercebida, quando se pega a nós. Esta capacidade de ‘agarrar-se’ é afirmada na designação em latim para a identificação taxonómica da sua espécie, ‘aparine’.

Figura 1. O Gallium aparine L                  Figura 2. Gallium aparine L.: folhas

Na sua existência podemos encará-la dentro de um paradoxo, motivado pela perspetiva, se enquadrada nos objetivos do observador, e posição do mesmo na linha dual entre os extremos, onde o contexto determinará a sua afinidade, entre a riqueza natural autêntica e o lado mais obscuro. A localização do amor de hortelão assinala a qualidade dos níveis de fosfato e azoto, necessários em solos com boa capacidade de cultivo. Todavia, é uma espécie invasora que concorre pelo hidrogénio, prejudicando algumas culturas, nomeadamente cereais, colza e beterraba. Na viajem pelos desígnios desta herbácea optamos por concentrar a nossa atenção sobre o seu potencial fitofarmacêutico, numa extensão expressa na cadeia nutricional e terapêutica, na ampla gama de utilizações, com destaque na culinária, cosmética e principalmente no uso medicinal, na profilaxia e atuação primária de simples sinais e sintomas a patologias graves.

Na nomenclatura científica é identificada pelo binário Galium aparine L. (figura 1) e comumente por amor de hortelão, erva-peganhosa, pegamaço, pegamassa, rapa-saias, raspa-língua, agarra-saias. Pertence à família botânica das Rubiáceas.

É uma planta silvestre anual, trepadora, com caules flexíveis, robustos, quadrangulares, descorçoados, ramificados desde a base, pilosos nos nós túmidos, podendo atingir os 80 a 180 centímetros de comprimento (…).

Subscrever a Revista Voz do Campo para ter acesso ao artigo completo.

AUTORIA:

Lorena, A. 1 & Cordeiro, A.I.2

1 Naturopata. Direção Clínica Espaço ANEROL.

2 Departamento de Ciências Agrárias e Veterinárias. Instituto Politécnico de Portalegre.

ana_cordeiro@ipportalegre.pt

BIBLIOGRAFIA

  • Boieiro, M., As Plantas, Nossas Irmãs, Ed. Rotas da Paz, pág. 34-35, 2010
  • Chevallier, A., Enciclopédia de Plantas Medicinais, Ed. Dorling Kindersley, pág. 212, 1996
  • Font Quer, P., Plantas Medicinales, 4ª edição, Ed. Península, pág. 748, 2002
  • Press, J. R., Short, M. J., Flora of Madeira, The Natural History Museum, London:HMSO, 1994
  • Ribeiro Nunes, J., Medicina Popular – Tratamento pelas Plantas Medicinais, 1ª edição, Ed. Litexa, pág. 69-70, 1999
  • Salgueiro, J., Ervas, Usos e Sabores, Plantas Medicinais no Alentejo e Outros Produtos Naturais, 3ª edição, Ed. Colibr . Marca – ADL, pág. 54-55, 2005
  • Sequeira, M., Espírito-Santo, D., Aguiar, C., Capelo, J. & Honrado, J. (Coord.), Checklist da Flora de Portugal (Continental, Açores e Madeira), Associação Lusitana de Fitossociologia (ALFA), 2010.

Subscreva a Revista Voz do Campo e mantenha-se atualizado todos os meses: