Dentro da sua génese etimológica, designado como “citrus” em latim, o limão é o parente mais próximo de todos os citrinos. Biologicamente, o limoeiro é uma planta milenar, ainda com variedades silvestres, primitivas, presentes até aos dias de hoje na Ásia, nas regiões entre a Índia e o sudeste dos Himalaias.

Em todo o mundo existem cerca de 150 variedades, com tendência crescente, por estarem permanentemente a serem submetidas a melhoramentos agrogenéticos, na procura de maior valorização. Dentro desta multiplicidade temos limões com caraterísticas morfológicas e organoléticas muito distintas. No cultivo, estão divididas conforme as condições de adaptabilidade e ambição produtiva por parte dos agentes: solo, estufa e interior.

É uma planta que pode ultrapassar os 100 anos de idade, iniciando os ciclos de frutificação após três a quatro anos do plantio, com um rendimento máximo em cerca de 10 anos. Os países com maior produção mundial são a Índia, o México, a China, a Argentina e o Brasil, seguindo-se na escala europeia, no topo da lista, a Espanha (AtlasBig.com, 2020).

Na nossa cultura gastronómica aparece assumidamente em empratamentos, sumos, ao natural, ou como ingrediente em misturas, confecionadas com métodos diferentes, para todos os gostos, onde praticamente tudo nele pode ser utilizado, da casca à polpa (…).

→ Leia o artigo completo na edição de junho 2022.

Ana Lorena 1 & Ana Isabel Cordeiro2, 3
1 Naturopata. Direção Clínica Espaço ANEROL.
2 Departamento de Ciências Agrárias e Veterinárias. Instituto Politécnico de Portalegre.
Edifício Quartel do Trem, Avenida 14 de janeiro, número 21, 7350-092 Elvas
3 MED – Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development, Instituto de Investigação e Formação Avançada.
Email: ana_cordeiro@ipportalegre.pt

Subscreva a Revista Voz do Campo e mantenha-se atualizado todos os meses: