Uma estratégia promotora de Inovação, Sustentabilidade e Competitividade no Alentejo

Nos últimos anos tem sido crescente a necessidade de maior proximidade e colaboração entre as entidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e o setor produtivo e empresarial, para responder aos desafios atuais de uma economia mais inovadora, sustentável e competitiva. Se até aqui, a investigação e a formação pós-graduada eram as principais atividades das entidades de I&D, recentemente um terceiro objetivo tem ganho importância como resultado da necessidade de transferir/disponibilizar a inovação em benefício direto da sociedade. A par das outras atividades, a Transferência de Conhecimento e Tecnologia é hoje um dos pilares de atuação de muitas entidades de I&D, que para atingirem estes novos objetivos têm vindo a implementar estratégias que potenciem a transmissão/ acesso ao conhecimento e à tecnologia.

O CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e AgroAlimentar do Alentejo é uma unidade de I&D privada, sem fins lucrativos, sediada em Beja, que desenvolve a sua atividade em torno das áreas agroalimentar, agroflorestal, genética de plantas e animais, bioinformática e processos tecnológicos para a valorização e uso sustentável de recursos naturais, atuando em estreita colaboração com agricultores, a indústria e o setor público. Desde 2020 é parte integrante, na qualidade de Pólo Científico do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), e mais recentemente desde 2021 pertence ao Laboratório Associado CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade. O CEBAL é também certificado como Instituição de Interface Tecnológica, mapeado como Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia pela Agência Nacional de Inovação (ANI), assumindo assim um caráter multifuncional, uma vez que para além de desenvolver atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, dinamiza a integração de conhecimentos científicos e tecnológicos e a sua valorização e transferência; estimula a procura, difusão e demonstração de novas tecnologias e soluções inovadoras; promove a formação de recursos humanos altamente qualificados, nomeadamente mestrados e doutoramentos; e presta serviços especializados de base tecnológica.

Os Centros de Valorização e Transferência de Tecnologia em Portugal, e em especial na região do Alentejo, como o CEBAL, são fundamentais para estimular uma economia baseada no conhecimento, incentivando e suportando o desenvolvimento de estratégias inovadoras e verdes pelo tecido produtivo, de forma a estes serem capazes de responder aos desafios de alcançarem um futuro sustentável, e acederem aos financiamentos necessários para adotar soluções tecnológicas e sustentarem o nível de emprego, garantindo a criação de valor para o território (…).

→ Leia o artigo completo publicado na edição de julho 2022.

Ana Usié1,2, Olinda Guerreiro1,2, Maria C. Fernandes1,2, Rita Martins1,2,3, Liliana Marum1,2, Eliana Jerónimo1,2, Maria Fátima Duarte1,2*
1 Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL)/Instituto
Politécnico de Beja (IPBeja), 7801-908 Beja, Portugal
2 MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento &
CHANGE – Global Change and Sustainability Institute, CEBAL, 7801-908 Beja,
Portugal
3 Centro de Transferência de Tecnologia do CEBAL – Unidade de Ferreira do Alentejo,
Edifício Ninho de Empresas, 7900 Ferreira do Alentejo
*Autor correspondente: fatima.duarte@cebal.pt

Subscreva a Revista Voz do Campo e mantenha-se atualizado todos os meses: