Após 2 anos de grandes constrangimentos mundiais devidos à pandemia Covid-19, esperava-se que 2022 fosse o ano da retoma, até que uma guerra se abateu sobre o mundo e a sua economia e Portugal não foi excepção. Este novo contexto mundial vai levar a que o valor das nossas exportações em 2022 seja bastante mais modesto do que aquele que se tem vindo a registar. Ainda assim, as nossas expectativas são que o ano termine com um crescimento, embora moderado, entre os 1 e 1,5%, o que não deixa de ser um novo recorde de vendas no exterior para os Vinhos de Portugal.

Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal

Após 2 anos de grandes constrangimentos mundiais devidos à pandemia Covid-19, esperava-se que 2022 fosse o ano da retoma, até que uma guerra se abateu sobre o mundo e a sua economia e Portugal não foi excepção. Este novo contexto mundial vai levar a que o valor das nossas exportações em 2022 seja bastante mais modesto do que aquele que se tem vindo a registar. Ainda assim, as nossas expectativas são que o ano termine com um crescimento, embora moderado, entre os 1 e 1,5%, o que não deixa de ser um novo recorde de vendas no exterior para os Vinhos de Portugal.

Mesmo durante a pandemia, os Vinhos de Portugal cresceram em quase todos os mercados onde estão presentes, o que mostrou a força do sector nos mercados internacionais e provou que a estratégia da ViniPortugal e as apostas dos produtores na promoção externa estão no bom caminho. Um exemplo disso, foi o mercado do Reino Unido onde os Vinhos de Portugal, mesmo com o Brexit, continuaram a crescer em valor de vendas em 2021.

A recuperação do turismo em 2022, também ajudou na recuperação do mercado nacional com aumento de consumo de vinho, sobretudo na restauração, e grande incremento nas visitas a adegas. Sabemos que quem nos visita pretende sempre voltar e são, também, um excelente cartão de visita para os seus países de origem. No entanto, e mesmo tendo Portugal projectos de excelência nesta área, a verdade é que o Enoturismo foi uma área em que Portugal se deixou atrasar, por exemplo, em relação a países como Espanha, França ou Itália que há anos que já fazem um excelente trabalho.

Neste sentido, a ViniPortugal está a trabalhar de perto com o Turismo de Portugal para organizar e unir todos os elos da cadeia, com o objectivo de conseguirmos, em conjunto, promover de forma mais profissional o nosso Enoturismo.

Para 2023 acreditamos na continuidade do trabalho que temos vindo a realizar. Portugal exporta já, em média, cerca de 47% da sua produção. Mas o nosso foco não tem estado apenas assente no volume, mas, principalmente, no aumento de preço médio, que é o que mais nos interessa tendo em conta a nossa escala. Nesse sentido, para o próximo ano temos um Plano de Marketing e Promoção que irá contemplar muitas acções de promoção dos Vinhos de Portugal, sempre com o objectivo de melhorar a percepção de qualidade dos nossos vinhos e, dessa forma, abrir mercado para vinhos de gamas mais altas (…).

→ Leia o artigo completo na edição de dezembro de 2022.

Autor:
Frederico Falcão
Presidente da ViniPortugal
*Escrito ao abrigo do anterior AO