Na campanha de rega de 2022, ano de seca severa e extrema no Alentejo, Alqueva forneceu água a perto de 150 mil hectares, garantindo assim a viabilidade e sustentabilidade das culturas aí instaladas.

A albufeira de Alqueva, a única reserva de água assumidamente estratégica na Península Ibérica, provou assim a primeira e última razão da sua existência: a de garantir água numa vasta região do Alentejo em períodos de seca prolongada: Água para a agricultura, água para o abastecimento público, água para a indústria e ainda, para a produção de energia elétrica, usufruto para lazer e ambiente.

Em 2022, o sistema Alqueva/Pedrógão foi responsável pela transferência por mais de 560 milhões de metros cúbicos de água (Mm3), ou seja, cerca de 90% do volume concessionado anualmente à EDIA. Foi ainda garantido ao rio Guadiana a jusante um volume na ordem dos 200 Mm3.

Na área afeta às infraestruturas do projeto de Alqueva, foram inscritos nesta campanha de rega 116.801 hectares, aos quais foram entregues mais de 360 Mm3 de água.

Às captações diretas, cuja área foi de 9.976 hectares, foi fornecido um volume de água de 26 Mm3, e aos sistemas confinantes, geridos por Associações de Regantes, a EDIA garantiu a entrega de mais de 110 Mm3. Sistemas hidroagrícolas como o Roxo, Odivelas, Alto-Sado ou Fonte de Serne foram completamente dependentes do reforço de Alqueva para garantir as suas campanhas de rega.

No total foram cerca de 150 mil hectares regados pela água de Alqueva (…).

→ Leia o artigo completo na edição de dezembro de 2022.