A parceria constituída por 11 entidades que pretende contribuir objetivamente para o aumento da produtividade do sector dos bovinos de carne.

O plano de ação inclui 5 objetivos distintos que pretendem incrementar a produção de carne de bovino, através do aumento da eficiência bioeconómica e, desta forma, colaborar para a melhoria da rentabilidade das explorações agropecuárias, para a redução das importações de carne e de matérias-primas para alimentação animal.

O Go BovMais pode tirar partido do trabalho já desenvolvido pelos vários parceiros, bem como dos meios e estruturas disponíveis em Portugal, para que de uma forma eficaz resolva problemas concretos, amplamente reconhecidos no sector agroalimentar nacional. O desenvolvimento de novos processos e tecnologias e a sua divulgação, permitirão obter novos conhecimentos e melhores resultados a todos os interessados.

· Fornecimento de dietas equilibradas que completem a pastagem disponível. Elaboração de recomendações de maneio alimentar para os produtores.

· Quantificação do efeito da condição corporal na idade à puberdade das novilhas e reinício da ciclicidade ovárica pós-parto. Aplicação informática para integração de parâmetros da performance reprodutiva e recomendações sobre as fases do ciclo reprodutivo.

· Utilização do Consumo Alimentar Residual como critério de seleção.

· Informação mais precisa sobre a eficiência biológica e económica dos animais e Estimativa de Pesos Económicos de características produtivas.

· Modelos de crescimento para as raças Mertolenga e Alentejana. Ferramenta on-line amigável de otimização do lucro e apoio à decisão na produção e acabamento de machos.

Apresentação dos resultados em jornadas técnico-científicas, colóquios, conferências e congressos;
Ações de demonstração e divulgação destinadas a produtores e outros interessados;
Dias de campo e reuniões nas Associações de Criadores;
Publicação de artigos técnicos e científicos;
Participação em atividades de Redes Temáticas.

Mais informação:
https://www.bovmais.pt

Autor:
Nuno Carolino
Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária

Artigo publicado na edição de dezembro 2022.