Introdução

O Grupo Operacional NUTRISUBER – Nutrição e fertilização do Montado de Sobro – iniciado em 1 de janeiro de 2017, teve como parceiros, para além do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP (INIAV), a UNAC – União da Floresta Mediterrânica, o ISA, Instituto Superior de Agronomia, a Companhia das Lezírias, S.A., a EQUIPAR, Viveiros Florestais, Lda, Pedro Sacadura Teixeira Cabral Duarte da Silveira e Luís Filipe Bual da Luz. Contou ainda com a colaboração de diversos produtores florestais que gentilmente cederam os seus montados para realizar as observações previstas no projeto.

O interesse da realização de trabalho experimental de campo, no âmbito da fertilização do sobreiro, decorre da observação da perda de vitalidade das árvores de montado que, ao longo das últimas décadas, se tem verificado, com decréscimo na produção e qualidade da cortiça nas várias regiões suberícolas do País. Esta perda de vitalidade tem sido associada a diversos fatores, entre os quais o estado de fertilidade dos solos que, na maioria dos casos, apresentam baixos níveis de matéria orgânica e nutrientes promovendo o desequilíbrio nutricional dos sobreiros e facilitando o ataque de pragas e doenças (Sousa et al. 2011).

Efetivamente, a maioria dos solos de montado apresenta baixos níveis de fósforo disponível para as árvores, baixa capacidade de troca catiónica e baixo grau de saturação do complexo de troca catiónica o que, associado ao baixo teor de matéria orgânica, conduz a solos pouco férteis e, com frequência, ácidos (Martins et al., 2014).

Alguns trabalhos realizados em Portugal mostram que poderá existir uma associação entre o aumento da desfolha dos sobreiros e a acidificação do solo e entre o seu crescimento e os níveis de alguns macro – e micronutrientes no horizonte superficial do solo (Azevedo Gomes, 2004).

Objetivos

O Grupo Operacional NUTRISUBER – Nutrição e fertilização do montado de sobro – iniciou, em 2017, um ciclo experimental nesta área, com o objetivo geral de estabelecer recomendações de fertilização racional para o sobreiro a fim de melhorar, não só o estado de fertilidade dos solos, mas também o estado de nutrição das árvores, de modo a beneficiar os crescimentos, a produção e a qualidade da cortiça (…).

→ Leia o artigo completo na edição de dezembro de 2022.

Autor:
Fátima Calouro
Coordenadora do Grupo Operacional NUTRISUBER, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV)
fatima.calouro@iniav.pt