Objetivos

Numa perspetiva de economia circular e biorrefinaria, os objetivos do presente projeto foram:

(i) fazer o levantamento das quantidades de subprodutos e bioresíduos gerados nas indústrias;
(ii) caracterizar, sob o ponto de vista físico-químico e microbiológico, os subprodutos e resíduos;
(iii) estudar formas de valorização: alimentar – alimentos e ingredientes com elevada funcionalidade, não alimentar – bioenergia;
(iv) caraterizar os produtos desenvolvidos; (v) divulgar os resultados obtidos.

Principais resultados

Quantificação e caraterização de subprodutos e bioresíduos

Nas centrais fruteiras as maiores perdas ocorrem na operação de calibração (4 -12%). A indústria de produção de sumos produz elevadas quantidades de subprodutos/ bioresíduos (c.a. 50%). Na indústria da 4ª gama o nível de subprodutos/bioresíduos varia com o tipo de produto, podendo atingir 50%.

Os resultados permitem verificar que os subprodutos e bioresíduos gerados apresentam, no geral, elevados valores de aw (0,90 a 0,97) e caraterísticas muito diferentes (pH entre 4,06 ± 0,02 e 6,23 ± 0,02; teor de sólidos solúveis entre 2,90 e 13,53 %; condutividade elétrica entre 2161 ± 3 1,05 e 13550 ± 2,13 scm-1).

Para produção de alimentos (polpas ou sumos de frutas e hortícolas) poderão ser direcionados materiais com caraterísticas não compatíveis para venda no mercado de frescos mas com boas caraterísticas sensoriais e microbiológicas.

O tempo de armazenamento e transporte dos subprodutos que se destinem a fins alimentares deverá ser inferior a 48 h sob condições de refrigeração. Se forem mantidos à temperatura ambiente, o referido tempo não deverá exceder as 24 h (…).

→ Leia o artigo completo na edição de dezembro de 2022.

Autor:
Margarida Moldão
Instituto Superior de Agronomia