A Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo realizará a sua edição de 2023 entre os dias 3 e 11 de junho no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

O ovo é o tema central da Feira Nacional de Agricultura 2023

O tema deste ano estará centrado nesse produto tão carismático que é o ovo e em toda a importância que ele representa não só para o setor agrícola mas também na cultura gastronómica e hábitos alimentares dos portugueses. Em paralelo, destacaremos os diversos produtos enquadrados na categoria dos tão falados superalimentos, dos quais o ovo é parte integrante, e juntos, colocaremos a descoberto a vastidão e riqueza indiscutível da produção nacional.

O evento contará com grande cobertura mediática, sendo o local indicado para o debate, não só do tema central desta edição da feira, mas também das principais questões agrícolas do momento. Move-nos igualmente, proporcionar a interação e o contacto entre os intervenientes e potenciar os negócios.

  • Eduardo Oliveira e Sousa – Presidente do CNEMA

A Feira Nacional da Agricultura é a maior e mais emblemática feira de Agricultura do País, e é uma feira que traz todos os anos um tema relacionado com a importância da alimentação. O ovo é o alimento mais comum na alimentação dos humanos no mundo inteiro, e por isso lhe chamamos um Superalimento.  

Não significa que a feira vá ser exclusivamente dedicada ao ovo. É a Feira Nacional da Agricultura, uma feira que traz elementos de tradição, traz a grande evolução tecnológica do setor, colóquios temáticos, traz as novidades da maquinaria, mas também tem ações de prazer, como sejam os concertos, as tradições, e em particular as tradições do Ribatejo, porque a Feira Nacional da Agricultura é também a  Feira do Ribatejo, é a festa da agricultura, no centro do país. 

Todas as pessoas são bem-vindas a Santarém, entre 3 e 11 de junho. Venham a Santarém, venham à  Feira Nacional de Agricultura, tragam a família, vão passar um bom bocado, um bom momento  lúdico, vão comer bem, vão divertir-se e vão ver grandes novidades. A Feira Nacional da Agricultura é o emblema nacional da agricultura em Portugal. 

Esse “emblema nacional da agricultura” a que se refere, que mostra um sector muito dinâmico e modernizado, tem também espaço para as tradições que fazem deste certame o mais importante do país?

A Feira Nacional da Agricultura é simultaneamente a Feira do Ribatejo, e o Ribatejo é carregado de  tradições relacionadas com o mundo rural. Em primeiro lugar é a terra dos campinos, a terra dos  toiros. Mas é muito mais do que isso. É a terra do vinho, é a terra do tomate, a terra do melão e a terra  do bom pão. É também a terra do bom peixe de rio, como o sável ou a fataça. É a terra de um mundo  rural vivo e dinâmico.  

Por isso, é fundamental que as pessoas tragam as crianças à Feira do Ribatejo. A Feira do Ribatejo é  onde as crianças percebem o valor da tradição, o valor do mundo rural enquanto projeto de vida, e é  o sinónimo de que a agricultura pode ser o centro da nossa atividade.

As corridas de toiros são uma das tradições mais associadas à Feira do Ribatejo! Este ano mantém-se a tradição de realizar grandes touradas? 

A Feira do Ribatejo é um sinónimo de tradição associada também ao touro bravo, ou aos cavalos. Os toiros significam agricultura; sem casas agrícolas, sem atividade no mundo rural, os toiros  passariam à extinção rapidamente. Associado aos toiros, temos as corridas de toiros, as touradas, temos os toureiros, os forcados, as famílias de agricultores que giram em volta da tauromaquia, das  ganadarias e das coudelarias. Ora, este ano, a Feira do Ribatejo, coincidente com a Feira Nacional de Agricultura, traz-nos mais uma edição da Corrida dos Agricultores, a Corrida da CAP. A Corrida dos Agricultores vai ser um concurso de ganadarias, em particular do Ribatejo. Por isso, mais importante do que nas últimas corridas toiros, é fundamental virem ao Ribatejo, virem a Santarém logo no primeiro dia de semana da Feira Nacional de Agricultura, participar e estarem presentes na corrida dos agricultores. Tragam a família. Somos uma grande Família.

  • Luís Mira – Administrador do CNEMA

A Feira Nacional da Agricultura vai ter como tema, em 2023, o ovo. Entre os superalimentos que hoje existem, o conhecimento científico, a preocupação que os consumidores têm na alimentação, a necessidade de termos uma vida saudável, levou a que colocássemos como tema o ovo, como um dos superalimentos que existem à nossa disposição. 

Vai ser uma feira com uma grande participação ao nível deste setor, mas também de equipamentos, de  maquinaria, de discussão sobre os temas mais relevantes para o sector agrícola, e com muita animação. 

A nível da organização do espaço dentro da FNA23, há novidades relevantes? 

Relativamente aos espaços de diversão, vamos colocá-los numa zona em que eles têm vida própria, em que é possível as pessoas permanecerem aí sem haver interferência com outro tipo de atividades. É uma experiência, e esperamos que o público goste desta nova localização para o palco, para os carroceis e para tudo aquilo que é diversão noturna. 

Além disso, a discussão dos assuntos mais relevantes para o setor, como sempre, terão palco aqui em junho, na Feira Nacional de Agricultura. Não deixe de nos visitar. Temos alterações ao nível da animação, mas também algumas alterações na forma como a feira está organizada. Vai gostar. Não deixe de visitar a feira aqui em Santarém, no CNEMA. 

Sempre a melhorar

A FNA 23 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo vai contar com algumas modificações de modo a ir ao encontro das necessidades de expositores e visitantes.

Nos Claustros, um dos espaços mais nobres da feira, estará destinadas  patente uma exposição de empresas ligadas ao ovo, desde a produção, transformação e distribuição, que irão dinamizar atividades relacionadas com o sector.

O layout da FNA também vai ser modificado. Este ano vai ser criado um espaço próprio e individualizado para a animação – Bares, Carrosséis, Concertos – de modo a que estas atividades não colidam com outras iniciativas e permitam um maior conforto aos visitantes.

Para esta edição, iremos aumentar a oferta gastronómica com espaços mais amplos nas Zonas de Restauração e Tasquinhas e o sistema de ventilação da Nave C vai ser melhorado.


A FNA 23 é amiga do ambiente

Durante os nove dias de feira o compromisso com o meio ambiente é uma realidade. Com o objetivo de reduzir cada vez mais a pegada ecológica a FNA 23 aposta em copos reutilizáveis por 1,50 € (com retorno) e no recinto estarão instaladas vários ecopontos para a reciclagem de Papel, Vidro, Plástico e Embalagens de Metal.

A Feira Nacional de Agricultura, em colaboração com a Rodoviária do Tejo, terá à disposição dos visitantes um serviço de autocarros gratuitos, com autocarro elétrico.


Arte entra e convida a entrar na FNA 23

Este ano, a organização acrescenta valor a todo o evento privilegiando o generoso espaço da entrada principal da FNA com uma intervenção plástica de Henk Hofstra, artista holandês internacionalmente reconhecido. “Eggcident” já esteve patente em várias cidades do mundo como Roterdão, São Petersburgo, Nova York, Santiago do Chile e Wuhan (China) – agora, estará em Santarém.

Uma surpreendente exposição de ovos gigantes relaciona o tema da FNA23 (o Ovo) com o problema da seca tão relevante para a atividade agrícola que serviu de mote à ideia do artista cujos projetos, sempre refletem aspetos polémicos e convidam a um olhar diferente sobre o mundo que nos rodeia. Este casamento perfeito, dará assim as boas – vindas aos visitantes da FNA23.

Principais eixos temáticos da FNA23

Conversas de Agricultura

Os seminários e os debates decorrem quase todos nos dias úteis com destaque para a “Conferência Global de Avicultura” organizada pela ANAPO e “Aplicação do PEPAC em 2023”, promovido pela CAP, ambos no dia 7 de junho.

5 Junho

  • Sustentabilidade: Garantir o Futuro das Empresas – Org. Agrogarante
  • Workshop do projeto BIOMA “Soluções integradas de BIOeconomia para a Mobilização da cadeia Agroalimentar” – Org. ESAS
  • Seminário Jovens Agricultores – Org. CAP
  • Encerramento do projeto BIOMA – Org: ESAS

6 Junho

  • Gestão da Atividade Agrícola na Era Digital – Org. CAP/OCC
  • Principais desafios para a sustentabilidade da Olivicultura Portuguesa: Evidência Científica em 2023 – Org. CEPAAL
  • Sessão Técnica – Regadio – Org. FENAREG
  • Regimes Ecológicos – Aplicação em Portugal, Espanha… – Org. CAP
  • Winegroover – Org: Inova +
  • GreenlightPlus – Org: Inova +
  • Circularidade nas Explorações Pecuárias – Org: CAP

7 Junho

  • Conferência Global de Avicultura – Org: ANAPO
  • Aplicação do PEPAC em 2023 – Org: CAP
  • Da Semente ao Prato: Inovação e Sustentabilidade na Ajuda ao Agricultor – Org. CAP / ANSEME / CIB
  • “Biosegurança em efetivos bovinos: porque não é um problema que só acontece aos outros” – Org. Plurivet
  • “Welfair ACBRA – O que foi feito e o potencial futuro” – Org. Plurivet
  • Inovação Biotecnológica ao Serviço da Agricultura – Org: CAP / PBIO

Exposição de Maquinaria

A Exposição de Maquinaria Agrícola é uma das áreas do evento que conta com as novidades e as principais marcas do mercado, apresentando soluções inovadoras e diferenciadas. Durante os nove dias de Feira vai ser possível ter contacto com os mais modernos equipamentos que se utilizam hoje ao serviço da agricultura.

Esta é uma zona que atrai os agentes do sector possibilitando contactos e negócios, além de chamar a atenção de muitos visitantes pela sua imponência, confirmando um sector inovador, moderno e cada vez mais sustentável.

Neste âmbito, a presença de empresas especialistas na produção e comercialização de ovos terá especial realce em diversos espaços do evento.


Exposição Institucional e de Equipamentos

Durante a FNA 23, a Nave B tem patente uma mostra de organizações do sector como associações, instituições e equipamentos, entre outros. Neste espaço, os visitantes poderão conhecer algumas das empresas de referência que atuam neste mercado.


Prazer de Provar

Produtos de qualidade reconhecida como vinhos, azeites, queijos ou enchidos, ou os “Melhores dos Melhores” dos Concursos Nacionais, entre outros, estão à disposição dos consumidores no Salão Prazer de Provar.

Nesta área, destaque para a presença de vários Municípios como Carrazeda de Ansiães, Ferreira do Zêzere, Idanha-a-Nova, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Ourique, São João da Pesqueira, Vila de Rei, Vila Flor ou Vila Franca de Xira.

Paralelamente decorrem ações de “Cozinha ao Vivo” com a participação de formandos do IEFP, assim como outros expositores com mostras e experiências de produtos, Provas de Ovos, Azeites, Vinhos, Aguardentes e Mel

Realce também para o espaço dedicado ao Programa Portugal Sou Eu, iniciativa que visa a dinamização da produção nacional e que conta com  expositores de várias áreas.


Exposição comercial, artesanato e gastronomia

A Nave C, como habitualmente, irá contemplar vários espaços comerciais com ofertas tão variadas como têxteis, mobiliário, acessórios de cozinha, utilidades para o lar e muito artesanato. Aqui, os visitantes podem também provar diversas iguarias nos locais de degustação que ali estão representados.

Na zona exterior, vários Restaurantes de Carnes de Raças Autóctones, assim como Tasquinhas dinamizadas por associações e coletividades da região estão à disposição dos visitantes.


Mostra Agro – Pecuária

Durante a FNA 23, estará em exposição uma mostra de diferentes raças autóctones bovinas, assim como equinos, representando algumas das coudelarias nacionais, além de caprinos, ovinos, suínos e galinhas de raças autóctones e exóticas.


Dia do Município de Santarém

 O Município de Santarém, as Juntas de Freguesia do concelho, as associações e instituições vão celebrar o Ribatejo e as suas tradições no dia 7  de Junho.

Com a presença de produtores locais no stand do Município vão decorrer várias atividades como atuações de grupos e bandas musicais, espetáculos de acordeão, danças com ranchos folclóricos, malabarismos, ginástica acrobática, entre outras iniciativas num dia que promete ser muito animado.


Dia do Município de Almeirim

No primeiro dia de feira, 3 de junho, o Município de Almeirim irá levar à Feira Nacional de Agricultura produtores do concelho, grupos musicais, bandas e ranchos folclóricos, proporcionando aos visitantes da FNA um dia alegre e vibrante.


Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém

Paralelamente à FNA 23, o público também poderá visitar a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pelo Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém -, uma iniciativa que visa promover uma rede de contactos com o tecido empresarial da região.


Animar, é o que faz falta.

A FNA volta a apostar nas tradições e cultura ribatejanas – o público poderá assistir a mercados tradicionais, largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, provas de velocidade, perícia e condução de cabrestos, exibições de folclore e música popular.

No campo das Atividades Equestres, o programa  é variado:

  • Concurso Dressage Nacional – Taça FNA 23 3 e 4 junho
  • Jornada do Campeonato Nacional de Equitação do Trabalho 3 e 4 junho
  • Prova Morfo – Funcional de Aptidão Toureio 8 junho
  • 12º Concurso Nacional da Égua Afilhada da Raça Lusitana 10 junho
  • 29º Concurso Nacional Oficial de Coudelarias Portuguesas 10 junho
  • 2ª Exibição Luso-Espanhola de Atrelagem de Tradição 10 junho
  • Concurso de Traje à Portuguesa – Troféu Manuel Sabino Duarte “VECA” 10 junho
  • Concurso de Apresentação do Cavalo de Sela 10 junho
  • Concurso de Saltos Nacional B 10 e 11 junho
  • Seis Barras de Santarém 10 junho
  • Open Santarém Horse Ball 10 e 11 junho

Espetáculos Musicais

Durante a Feira, vão realizar-se vários concertos. No dia de abertura, 3 de junho (sábado), atua Nininho Vaz Maia; no dia 7 de junho (quarta-feira) é a vez dos D.A.M.A; a 9 de Junho (sexta-feira) as atenções viram-se para os “Calema”; por último, dia 10 de junho (sábado) destaque para o concerto de David Antunes e seus convidados Bárbara Tinoco e Paulo Gonzo.


HORÁRIOS

3 a 10 junho

Nave A: 10h00 às 22h30

Nave B: 10h00 às 22h30

Nave C: 10h00 às 24h00

Zona Exterior / Maquinaria Agrícola: 10h00 às 21h00

Atividades Lúdicas: 10h00 às 03h00

* A entrada no recinto é efetuada até às 00h30

* Os horários poderão ser alterados por motivos imprevistos


11 de junho

Todo o recinto: 10h00 às 20h00

* A entrada no recinto é efetuada até às 19h00

* Os horários poderão ser alterados por motivos imprevistos


ENTRADAS

Bilhete Feira: 8,00 € (Permite uma única entrada)

Bilhete Espetáculos Musicais: 8,00 € (Permite uma única entrada)

Válido após o encerramento da exposição agro – pecuária – 22h30 (3, 7, 9 e 10 junho)

Cadernetas de 10 Bilhetes: 55,00 € (Cada bilhete permite uma única entrada. À venda até 2 junho)

Livre-Trânsito: 25,00 € (O Livre – Trânsito permite visitar a feira a qualquer hora e várias vezes por dia)

Parque de Estacionamento Ar Livre: Gratuito

Parque de Estacionamento Coberto: 5,00 € / dia

Dia 5 de junho: Entrada Gratuita

Todos os Dias: Entrada gratuita para crianças até aos 11 anos (inclusive)

* O Bilhete Feira, o Livre – Trânsito e as Cadernetas de Bilhetes permitem o acesso à Feira Nacional de Agricultura e aos Espetáculos. O Bilhete Espetáculos Musicais permite o acesso à Feira Nacional de Agricultura

→ BOLETIM DE INSCRIÇÃO – Consulte Aqui

→ MANUAL DO EXPOSITOR – Consulte Aqui

→ REGULAMENTO DO CNEMA – Consulte Aqui


Mais informação: www.cnema.pt/contactos