TUDO SOBRE OS CUIDADOS DAS ÁRVORES

Os cuidados certos conservam a sua árvore em boas condições de saúde e ajudam a manter a sua forma e vigor. As árvores de fruto precisam de cuidados especiais para uma colheita abundante. Fique com as nossas dicas de manutenção e cuidados das árvores.

Uma rotina de cuidados bem-sucedida mantém a sua árvore forte e saudável, além de ajudar a prevenir doenças e pragas. Os cuidados das árvores não têm de ser complicados: com as ferramentas certas e algumas informações sobre a sua árvore, pode criar rapidamente um plano adequado de cuidados e manutenção.

DICAS DE CUIDADOS DAS ÁRVORES

Se tem uma ou duas árvores no seu espaço verde, é provavelmente o que mais se destaca nele – por isso há que lhe prestar os necessários cuidados. Também terá de ter isto em conta ao planear algum trabalho de paisagismo e hortícola para assegurar que responde às necessidades específicas da árvore. Eis algumas dicas rápidas sobre como podar árvores:

  • Ao aparar ou podar, certifique-se sempre de que está a cortar corretamente, ou seja, com uma ferramenta afiada, junto de um botão virado para fora. Se estiver a remover um ramo inteiro, corte próximo do tronco.
  • Pense na fase de crescimento em que se encontra a árvore. O facto de a árvore ser jovem, estabilizada ou mais antiga irá determinar os cuidados específicos que precisa de lhe prestar.
  • A utilização da ferramenta adequada torna o seu trabalho mais fácil e eficiente. Consoante a dimensão da tarefa, pode usar uma tesoura de poda ou mesmo optar por motosserras de poda STIHL.
  • Os cuidados regulares permitem que as suas árvores se conservem bonitas durante muitos anos.

FERRAMENTAS PARA CUIDADOS DAS ÁRVORES

Uma motosserra é uma das máquinas mais importantes para os cuidados das árvores. Conheça mais detalhes sobre as motosserras de podar árvores.

Motosserras de poda – Máquinas profissionais para manutenção de árvores

As motosserras de poda STIHL são fáceis de usar e extremamente leves, o que facilitará e muito o trabalho em altura em árvores. Com um motor de baixa vibração, as nossas motosserras de podar árvores são a solução ideal para trabalhar ao nível da copa da árvore, onde precisa de um bom desempenho de corte com um alcance de movimento limitado. Estas serras especiais foram concebidas para serem usadas apenas por arboristas profissionais e utilizadores qualificados.

» Descubra as motosserras de poda STIHL


Minipodadora de corrente – para o cuidado versátil das árvores

A nossa nova minipodadora de corrente GTA 26 é a máquina perfeita e versátil para pequenos trabalhos de cuidados das árvores, cortando ramos com um diâmetro máximo de 8 cm. Além de ser uma prática ajuda na poda de árvores e arbustos, o seu excelente desempenho de corte permite a sua utilização em projetos de construção de bricolage com madeira.


Tesouras e tesourões de poda – fundamentais para o cuidado rotineiro das árvores

O tesourão e a tesoura de poda são perfeitos para a manutenção manual e para o cuidado diário das árvores, como por exemplo, aparar flores mortas ou podar um novo crescimento inconveniente. É importante utilizar uma ferramenta afiada de alta qualidade para garantir um corte perfeito. Isto significa que a árvore pode recuperar mais rapidamente e tem menos probabilidades de ficar infetada ou enfraquecida.


MAIS PARA JARDINEIROS AMADORES

PODAR ÁRVORES DE FRUTO

Tem uma árvore de fruta e quer mais rendimento com o crescimento saudável? No nosso artigo sobre poda de árvores frutíferas, compilamos tudo o que deve saber: quando podar, como proceder e outras dicas.

» Mais sobre poda de árvores frutífera

Saiba mais em: www.stihl.pt